Centrais querem empenho na pauta trabalhista e medidas contra desindustrialização
por Jousi Quevedo | Em Porto Alegre, no dia 26, os comerciários fizeram seu papel na passeata de mais de 10 mil pessoas entre o Largo Glênio Peres e a Praça da Matriz. durante os atos contra a Desindustrialização.
Os dirigentes das Centrais Sindicais obtiveram na terça-feira do presidente da República em exercício, Marco Maia, o compromisso de instituir na Câmara dos Deputados uma comissão geral para discutir a desindustrialização no País. A comissão seria composta também de intelectuais, economistas e empresários, que discutiriam soluções para a crise.
Maia, que é presidente da Câmara, está ocupando a Presidência da República desde segunda (26), em razão do afastamento da presidente Dilma e do vice Michel Temer, que se encontram em viagem ao Exterior.
Uma comissão geral é instituída para ouvir autoridades e debater propostas de iniciativa popular. Na comissão geral, convidados podem usar a palavra.
Os sindicalistas também pediram ao presidente em exercício empenho na agilização da tramitação da pauta dos trabalhadores na Câmara dos Deputados, que tem como temas urgentes o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho.
Imposto - Os líderes das Centrais trataram ainda do fim da cobrança de imposto de renda na Participação de Lucros e/ou Resultados (PLR) e abonos salariais.
Grito de Alerta - Centrais e empresários fizeram ontem em Florianópolis, às 15 horas, a segunda de uma série de manifestações em defesa da indústria e do emprego. O ato, na Praça Tancredo Neves, pretende chamar atenção para a perda de competitividade da indústria brasileira, que tem provocado a chamada desindustrialização.
Em Porto Alegre, no dia 26, os comerciários fizeram seu papel na passeata de mais de 10 mil pessoas entre o Largo Glênio Peres e a Praça da Matriz.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.