Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Cenário favorável à luta por PLR nos shoppings centers
por Ligiane Brondani | Para o sindicalismo comerciário, o cenário é muito favorável para intensificar essa luta no setor que está instalado nas cadeias de shopping centers.
O pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) é uma das bandeiras do sindicalismo atual, que busca na efetiva aplicação da Lei 10.101/00 elevar a remuneração dos trabalhadores nos mais diferentes setores de atividade.
Para o sindicalismo comerciário, o cenário é muito favorável para intensificar essa luta no setor que está instalado nas cadeias de shopping centers. É o que sinaliza caderno especial da edição de final de semana (30/11 a 02/12) do jornal Valor Econômico, que apresenta uma radiografia do crescimento do setor.
O encarte, com número de empreendimentos, faturamento, dados e projeções animadoras, abre a narrativa registrando que o segmento "atravessa um dos melhores momentos de sua história no País". São 28 novos empreendimentos em 2012 e a perspectiva de mais 48 centros de compras para 2013.
A superintendente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Adriana Colloca, comemora: "O setor cresce em todas as regiões".
Dimensões - Segundo o Valor, ao final deste ano, o Brasil terá 458 shoppings em funcionamento, instalados em 24,8 milhões de metros quadrados de área construída e com 11 milhões de metros quadrados de área bruta locável. São 80 mil lojas, 735,7 mil vagas nos estacionamentos e 2.745 salas de cinema. O setor gera 775,4 mil postos de trabalho.
Lucros - O faturamento, em curva ascendente desde 2005, deve crescer 12% este ano e pode chegar a R$ 121 bilhões.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.