Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Cenário favorável à luta por PLR nos shoppings centers
por Ligiane Brondani | Para o sindicalismo comerciário, o cenário é muito favorável para intensificar essa luta no setor que está instalado nas cadeias de shopping centers.
O pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) é uma das bandeiras do sindicalismo atual, que busca na efetiva aplicação da Lei 10.101/00 elevar a remuneração dos trabalhadores nos mais diferentes setores de atividade.
Para o sindicalismo comerciário, o cenário é muito favorável para intensificar essa luta no setor que está instalado nas cadeias de shopping centers. É o que sinaliza caderno especial da edição de final de semana (30/11 a 02/12) do jornal Valor Econômico, que apresenta uma radiografia do crescimento do setor.
O encarte, com número de empreendimentos, faturamento, dados e projeções animadoras, abre a narrativa registrando que o segmento "atravessa um dos melhores momentos de sua história no País". São 28 novos empreendimentos em 2012 e a perspectiva de mais 48 centros de compras para 2013.
A superintendente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Adriana Colloca, comemora: "O setor cresce em todas as regiões".
Dimensões - Segundo o Valor, ao final deste ano, o Brasil terá 458 shoppings em funcionamento, instalados em 24,8 milhões de metros quadrados de área construída e com 11 milhões de metros quadrados de área bruta locável. São 80 mil lojas, 735,7 mil vagas nos estacionamentos e 2.745 salas de cinema. O setor gera 775,4 mil postos de trabalho.
Lucros - O faturamento, em curva ascendente desde 2005, deve crescer 12% este ano e pode chegar a R$ 121 bilhões.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.