Cenário favorável à luta por PLR nos shoppings centers
Ligiane Brondani

O pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) é uma das bandeiras do sindicalismo atual, que busca na efetiva aplicação da Lei 10.101/00 elevar a remuneração dos trabalhadores nos mais diferentes setores de atividade.

Para o sindicalismo comerciário, o cenário é muito favorável para intensificar essa luta no setor que está instalado nas cadeias de shopping centers. É o que sinaliza caderno especial da edição de final de semana (30/11 a 02/12) do jornal Valor Econômico, que apresenta uma radiografia do crescimento do setor.

O encarte, com número de empreendimentos, faturamento, dados e projeções animadoras, abre a narrativa registrando que o segmento “atravessa um dos melhores momentos de sua história no País”. São 28 novos empreendimentos em 2012 e a perspectiva de mais 48 centros de compras para 2013.

A superintendente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Adriana Colloca, comemora: “O setor cresce em todas as regiões”.

Dimensões - Segundo o Valor, ao final deste ano, o Brasil terá 458 shoppings em funcionamento, instalados em 24,8 milhões de metros quadrados de área construída e com 11 milhões de metros quadrados de área bruta locável. São 80 mil lojas, 735,7 mil vagas nos estacionamentos e 2.745 salas de cinema. O setor gera 775,4 mil postos de trabalho.

Lucros - O faturamento, em curva ascendente desde 2005, deve crescer 12% este ano e pode chegar a R$ 121 bilhões.

Fonte: Repórter Sindical