
Negociação salarial não avança: Sindec diz não à proposta desrespeitosa da classe patronal!
A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente Nilton Neco destacou as políticas de Trabalho Decente que marcam as lutas da categoria e também agradeceu aos presentes a resposta que os comerciários deram ao trabalho do sindicato, ao lançar um candidato ao Legislativo municipal e elegê-lo.
Uma demonstração de confiança no sindicato se deu nas eleições de 7 de outubro, quando através de um projeto político do sindicato elegemos, depois de 40 anos, um vereador à Câmara de Porto Alegre, o Clàudio Janta, para representar os interesses dos trabalhadores comerciários e dos trabalhadores de Porto Alegre com interesses comuns aos da família comerciária que tem força para ajudar Porto Alegre crescer", declarou Neco, sendo aplaudido.
Secretário-geral do Sindec e presidente da Fetracos, Clàudio Janta destacou a importância política das lutas sindicais dos comerciários e o significado de sua vitória.
Hoje é um dos dias mais especiais para a categoria após darmos um passo muito importante. A Diretoria toma posse em um momento muito especial para o nosso sindicato, porque há muito tempo não tínhamos uma representação política dos trabalhadores do comércio na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e este ano a categoria entendeu a importância de ter uma representação. Não adianta somente termos uma Convenção Coletiva com a causa do Trabalho Decente se não tivermos uma voz política que realmente discuta as questões do Trabalho Decente para todos", declarou.
O Trabalho Decente está nas condições em que desenvolvemos nosso trabalho, mas também nas condições do local onde moramos, no saneamento das ruas, na infra estrutura da cidade. Significa também as condições para termos dignidade para viver. Por isso fomos às casas de vocês e às lojas para dizer que queremos ajudar a Prefeitura de Porto Alegre, através do prefeito José Fortunati, a construir uma cidade para todos com dignidade, onde as pessoas tenham o direito de ir e vir", complementou, destacando que a Saúde é um direito fundamental à vida.
Janta disse mais uma vez que na gestão passada da Secretaria Municipal da Saúde o acesso à Saúde no Município não foi priorizado. "Queremos os postos de Saúde abrindo 24 horas em Porto Alegre", cobrou, recebendo muitos aplausos. E finalizou: "Vida longa a esta Diretoria".

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.