
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O presidente Nilton Neco destacou as políticas de Trabalho Decente que marcam as lutas da categoria e também agradeceu aos presentes a resposta que os comerciários deram ao trabalho do sindicato, ao lançar um candidato ao Legislativo municipal e elegê-lo.
Uma demonstração de confiança no sindicato se deu nas eleições de 7 de outubro, quando através de um projeto político do sindicato elegemos, depois de 40 anos, um vereador à Câmara de Porto Alegre, o Clàudio Janta, para representar os interesses dos trabalhadores comerciários e dos trabalhadores de Porto Alegre com interesses comuns aos da família comerciária que tem força para ajudar Porto Alegre crescer", declarou Neco, sendo aplaudido.
Secretário-geral do Sindec e presidente da Fetracos, Clàudio Janta destacou a importância política das lutas sindicais dos comerciários e o significado de sua vitória.
Hoje é um dos dias mais especiais para a categoria após darmos um passo muito importante. A Diretoria toma posse em um momento muito especial para o nosso sindicato, porque há muito tempo não tínhamos uma representação política dos trabalhadores do comércio na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e este ano a categoria entendeu a importância de ter uma representação. Não adianta somente termos uma Convenção Coletiva com a causa do Trabalho Decente se não tivermos uma voz política que realmente discuta as questões do Trabalho Decente para todos", declarou.
O Trabalho Decente está nas condições em que desenvolvemos nosso trabalho, mas também nas condições do local onde moramos, no saneamento das ruas, na infra estrutura da cidade. Significa também as condições para termos dignidade para viver. Por isso fomos às casas de vocês e às lojas para dizer que queremos ajudar a Prefeitura de Porto Alegre, através do prefeito José Fortunati, a construir uma cidade para todos com dignidade, onde as pessoas tenham o direito de ir e vir", complementou, destacando que a Saúde é um direito fundamental à vida.
Janta disse mais uma vez que na gestão passada da Secretaria Municipal da Saúde o acesso à Saúde no Município não foi priorizado. "Queremos os postos de Saúde abrindo 24 horas em Porto Alegre", cobrou, recebendo muitos aplausos. E finalizou: "Vida longa a esta Diretoria".
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.