
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Na noite da última terça-feira (28) a categoria se reuniu para a Assembleia de Previsão Orçamentária para o exercício de 2018 do Sindec. Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.
Os trabalhos foram liderados pelo Secretário-geral, Clàudio Janta e pelo Tesoureiro Américo Cordeiro, com a assessoria da contadora Elisabete Soares. Os dirigentes destacaram que a participação da categoria é fundamental nesse processo.
Sabemos que há todo um contexto para induzir o trabalhador a não participar ativamente das ações sindicais, com o interesse de que o sindicato não tenha representatividade, principalmente mediante as negociações com os empresários. Não há entidade sindical no Brasil que tenha parâmetro do que vai ser após a aprovação da Reforma Trabalhista. Porém seguimos nosso trabalho acreditando que o momento é de luta e conscientização junto à categoria, enfatizou Américo.
Para Janta, mesmo com os impactos que já estão sendo sentidos por muitas entidades, o Sindec conseguiu mostrar resistência e assegurar uma conquista na Campanha Salarial.
A questão não era só aumento, mas sim a manutenção da convenção coletiva. É ela que garante direitos e assegura que não se aplique a reforma trabalhista no comércio. Todas as cláusulas econômicas e sociais foram mantidas e ainda garantimos uma nova negociação para março do ano que vem. Os tempos são difíceis, mas esperamos avançar cada vez mais em prol dos trabalhadores e suas famílias
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.