Carta do FSM Temático de Porto Alegre concentra pontos de destaque para debate na Tunísia
por Gabriella Oliveira | Documento resume principais debates realizados no evento brasileiro e solicita fórum mundial para Porto Alegre em 2015.
A organização do FST divulgou nesta segunda-feira, 1º, a Carta do Fórum Social Temático de Porto Alegre - Brasil, ao Fórum Social Mundial de Tunis - Tunísia. O documento condensa os principais pontos de debate do evento em Porto Alegre, sob o enfoque do tema "Democracia, Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho Decente".
Dentre os destaques, as Centrais Sindicais que debateram no palco Mundo do Trabalho denfenderam a participação na "construção e execução de um projeto nacional de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho". Assim, as entidades, de forma unificada, convocam os trabalhadores para uma marcha em Brasília, a ser realizada no dia 6 de março, em prol de bandeiras como o crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno; a valorização do Trabalho Decente com igualdade e inclusão social; o Estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental; democracia com efetiva participação popular; soberania e integração internacional e também os direitos sindicais e negociação Coletiva.
Agradecimento
O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, Lélio Falcão, divulgou também uma nota de agradecimento. Ainda que "com o seu brilhantismo ofuscado pelo lamentável, e totalmente indesejável, fato ocorrido em Santa Maria", o texto destaca a contribuição de todas as entidades participantes, a participação do público nas atividades e oficinas integrantes e a troca de experiências.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.