Carta do FSM Temático de Porto Alegre concentra pontos de destaque para debate na Tunísia

Documento resume principais debates realizados no evento brasileiro e solicita fórum mundial para Porto Alegre em 2015.

A organização do FST divulgou nesta segunda-feira, 1º, a Carta do Fórum Social Temático de Porto Alegre - Brasil, ao Fórum Social Mundial de Tunis - Tunísia. O documento condensa os principais pontos de debate do evento em Porto Alegre, sob o enfoque do tema "Democracia, Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho Decente".

Dentre os destaques, as Centrais Sindicais que debateram no palco Mundo do Trabalho denfenderam a participação na "construção e execução de um projeto nacional de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho". Assim, as entidades, de forma unificada, convocam os trabalhadores para uma marcha em Brasília, a ser realizada no dia 6 de março, em prol de bandeiras como o crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno; a valorização do Trabalho Decente com igualdade e inclusão social; o Estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental; democracia com efetiva participação popular; soberania e integração internacional e também os direitos sindicais e negociação Coletiva.

Agradecimento

O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, Lélio Falcão, divulgou também uma nota de agradecimento. Ainda que "com o seu brilhantismo ofuscado pelo lamentável, e totalmente indesejável, fato ocorrido em Santa Maria", o texto destaca a contribuição de todas as entidades participantes, a participação do público nas atividades e oficinas integrantes e a troca de experiências.

Confira na íntegra aqui