
Negociação salarial não avança: Sindec diz não à proposta desrespeitosa da classe patronal!
A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

Nesta quinta-feira (13/10) o Sindec foi às ruas para mobilizar a categoria e intensificar a campanha salarial, pois na primeira reunião de negociação salarial com os sindicatos patronais, ocorrida no dia 10/10, o sindicato recebeu uma proposta indecente dos patrões, o que só prova que para eles, os comerciários não valem nada.
Em grandes capitais o reajuste da categoria chegou a 100% da inflação (INPC/IBGE). Em Porto Alegre, além de não sinalizarem a possibilidade de qualquer avanço, os patrões ofereceram um reajuste de 80% do INPC, o que significa uma redução salarial, pois não repõe o poder de compra.
Os ajustes que poderiam ser feitos para conter a crise, já foram feitos pelos patrões, prova disso é que, por conta da elevada rotatividade, os salários ficaram 11% mais baixos. Uma proposta como essa, passa longe da sonhada recuperação dos empresários, colaborando cada vez mais com o declínio da economia.
Chega de arrocho! O momento é de valorização. Não há como enfrentar a crise no setor sem valorizar os comerciários no chão das lojas, pois são eles que encantam os clientes e realizam as vendas.
Não vamos permitir que nossas conquistas sejam ameaçadas. Junte-se ao Sindec para mostrar que o comerciário vale muito e vale mais!

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.