Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Neste ano, obtivemos mais uma vitória. Mesmo num cenário difícil para as negociações, com queda nas vendas, alta de inflação e aumento do desemprego foi possível avançar e garantir aumento para a categoria comerciária.
Está garantido nos salários e pisos o reajuste de 8,5%, o que corresponde a 100% da inflação medida pelo INPC/IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor– repondo assim integralmente o poder de compra dos comerciários no período da data-base.
A vitória nessa campanha é resultado do trabalho de cada comerciário, da luta diária do Sindicato nas lojas e da capacidade de negociação da diretoria do Sindec.
Cláusulas sociais
A negociação também assegurou a manutenção de todas as cláusulas sociais, como auxílio-creche, quebra de caixa, quinquênio e ampliação das negociações de PLR, que irá valorizar o trabalho da categoria.
Fechamento do Comércio
Também ficou garantida a permanência da cláusula já conquistada, que prevê a aplicação de multa para empresas que descumprirem a Convenção Coletiva. Conseguimos ainda assegurar o fechamento do comércio nos dias 24 e 31 de dezembro às 18h nos shoppings e às 19h no comércio em geral, com aplicação de multa para as empresas que desrespeitarem. Dos meses de janeiro a novembro fica estabelecido o fechamento do comércio às 22h.
Dia do Comerciário
Incluímos na convenção uma cláusula que amplia o benefício do trabalhador no "Dia do Comerciário". Ele poderá optar em receber o pagamento, referente a um dia de trabalho, ou gozar de uma folga no mês de outubro.
Aumento deve injetar 222 milhões na economia de Porto Alegre
A estimativa é que o incremento nos salários dos comerciários permita que Porto Alegre receba a injeção de cerca de R$ 222milhões, resultado do reajuste salarial de 8,5% (100% do INPC, data-base novembro de 2016). Este valor deverá ser destinado, prioritariamente, ao consumo dos chamados "bens de salário", propiciando um acréscimo de demanda por alimentos, vestuário, calçados, eletrodomésticos, móveis, etc; fomentando a economia de Porto Alegre.
Trata-se, portanto, de um efeito positivo sobre o mercado interno através do crescimento da produção de bens de consumo. Vale lembrar que o setor do comércio é 3° atividade em força de trabalho em Porto Alegre, com 15 % da mão de obra do município (103 mil comerciários), ficando atrás somente de serviços e administração pública.
Considerando a tributação média sobre consumo de 48,8 % (este valor é indicado na publicação Ipea-Comunicado da Presidência nº 22, de 30/06/2009 como a carga incidente sobre a renda familiar até 2 SM) R$ 108 milhões correspondem ao incremento na arrecadação tributária sobre o consumo.
Os valores estimados pelo DIEESE levam em conta dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.