Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Campanha Salarial: nossa união fez a nossa vitória!
por Gabriella Oliveira | Sindec conquistou o reajuste de 100% do INPC, data-base novembro de 2016.
Neste ano, obtivemos mais uma vitória. Mesmo num cenário difícil para as negociações, com queda nas vendas, alta de inflação e aumento do desemprego foi possível avançar e garantir aumento para a categoria comerciária.
Está garantido nos salários e pisos o reajuste de 8,5%, o que corresponde a 100% da inflação medida pelo INPC/IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor– repondo assim integralmente o poder de compra dos comerciários no período da data-base.
A vitória nessa campanha é resultado do trabalho de cada comerciário, da luta diária do Sindicato nas lojas e da capacidade de negociação da diretoria do Sindec.
Cláusulas sociais
A negociação também assegurou a manutenção de todas as cláusulas sociais, como auxílio-creche, quebra de caixa, quinquênio e ampliação das negociações de PLR, que irá valorizar o trabalho da categoria.
Fechamento do Comércio
Também ficou garantida a permanência da cláusula já conquistada, que prevê a aplicação de multa para empresas que descumprirem a Convenção Coletiva. Conseguimos ainda assegurar o fechamento do comércio nos dias 24 e 31 de dezembro às 18h nos shoppings e às 19h no comércio em geral, com aplicação de multa para as empresas que desrespeitarem. Dos meses de janeiro a novembro fica estabelecido o fechamento do comércio às 22h.
Dia do Comerciário
Incluímos na convenção uma cláusula que amplia o benefício do trabalhador no "Dia do Comerciário". Ele poderá optar em receber o pagamento, referente a um dia de trabalho, ou gozar de uma folga no mês de outubro.
Aumento deve injetar 222 milhões na economia de Porto Alegre
A estimativa é que o incremento nos salários dos comerciários permita que Porto Alegre receba a injeção de cerca de R$ 222milhões, resultado do reajuste salarial de 8,5% (100% do INPC, data-base novembro de 2016). Este valor deverá ser destinado, prioritariamente, ao consumo dos chamados "bens de salário", propiciando um acréscimo de demanda por alimentos, vestuário, calçados, eletrodomésticos, móveis, etc; fomentando a economia de Porto Alegre.
Trata-se, portanto, de um efeito positivo sobre o mercado interno através do crescimento da produção de bens de consumo. Vale lembrar que o setor do comércio é 3° atividade em força de trabalho em Porto Alegre, com 15 % da mão de obra do município (103 mil comerciários), ficando atrás somente de serviços e administração pública.
Considerando a tributação média sobre consumo de 48,8 % (este valor é indicado na publicação Ipea-Comunicado da Presidência nº 22, de 30/06/2009 como a carga incidente sobre a renda familiar até 2 SM) R$ 108 milhões correspondem ao incremento na arrecadação tributária sobre o consumo.
Os valores estimados pelo DIEESE levam em conta dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.