
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Na última quinta-feira (31), os comerciários de Porto Alegre deram a largada para a Campanha Salarial 2017, aprovando a pauta de reivindicações em assembleia realizada na sede do sindicato.
Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, com o auxílio do Secretário-geral Clàudio Janta e tesoureiro Américo Cordeiro. Também compuseram a mesa de trabalhos a Advogada Dr.ª Carmen Pinto e o Presidente em exercício da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, Dionísio Mazuí.
Na sequência a economista do Dieese, Daniela Sandi, apresentou um panorama das negociações fechadas até o momento no Estado e destacou a importância do setor para a economia.
Nos últimos dois anos, tivemos um fechamento de 5 mil postos de trabalho no comércio, o que nos faz perceber que os empresários fizeram ajustes. Porém, o que temos visto nas manchetes de grandes veículos de comunicação, são perspectivas positivas para o setor, na própria visão do empresariado, e é nisso que vamos apostar para negociar", salientou.
Temos uma conjuntura muito complicada, com um claro avanço dos empresários sobre os direitos da classe trabalhadora. E esse é um movimento que tem ocorrido em nível mundial, a exemplo do que ocorreu em 2012 na Europa, quando a responsabilidade da crise foi repassada aos trabalhadores. Por isso, mais do que nunca a categoria precisa estar unida para fortalecer a luta do sindicato e garantirmos o que já conquistamos", ressaltou o Presidente Neco.
Vamos ter momentos difíceis nesta campanha salarial, tendo em vista a tentativa do governo federal de retirar direitos e precarizar o trabalho com a terceirização. Por isso não podemos ficar presos na questão da reposição salarial, temos que tentar garantir tudo o que esta na convenção", apontou Janta.
Campanha Salarial
Com o tema "Quem Une Conquista!", a ideia central da campanha é focar no fortalecimento da representatividade do Sindec, com base em sua unidade com a categoria, para que assim, as conquistas e direitos já garantidos em convenção sejam mantidos.
Pauta de reivindicação
O tesoureiro Américo Cordeiro apresentou as principais cláusulas que compõe a pauta de reivindicação da categoria. São mais de 100 reinvindicações que compõem a pauta.
Referendo
A categoria também concordou em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.