Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Na última quinta-feira (31), os comerciários de Porto Alegre deram a largada para a Campanha Salarial 2017, aprovando a pauta de reivindicações em assembleia realizada na sede do sindicato.
Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, com o auxílio do Secretário-geral Clàudio Janta e tesoureiro Américo Cordeiro. Também compuseram a mesa de trabalhos a Advogada Dr.ª Carmen Pinto e o Presidente em exercício da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, Dionísio Mazuí.
Na sequência a economista do Dieese, Daniela Sandi, apresentou um panorama das negociações fechadas até o momento no Estado e destacou a importância do setor para a economia.
Nos últimos dois anos, tivemos um fechamento de 5 mil postos de trabalho no comércio, o que nos faz perceber que os empresários fizeram ajustes. Porém, o que temos visto nas manchetes de grandes veículos de comunicação, são perspectivas positivas para o setor, na própria visão do empresariado, e é nisso que vamos apostar para negociar", salientou.
Temos uma conjuntura muito complicada, com um claro avanço dos empresários sobre os direitos da classe trabalhadora. E esse é um movimento que tem ocorrido em nível mundial, a exemplo do que ocorreu em 2012 na Europa, quando a responsabilidade da crise foi repassada aos trabalhadores. Por isso, mais do que nunca a categoria precisa estar unida para fortalecer a luta do sindicato e garantirmos o que já conquistamos", ressaltou o Presidente Neco.
Vamos ter momentos difíceis nesta campanha salarial, tendo em vista a tentativa do governo federal de retirar direitos e precarizar o trabalho com a terceirização. Por isso não podemos ficar presos na questão da reposição salarial, temos que tentar garantir tudo o que esta na convenção", apontou Janta.
Campanha Salarial
Com o tema "Quem Une Conquista!", a ideia central da campanha é focar no fortalecimento da representatividade do Sindec, com base em sua unidade com a categoria, para que assim, as conquistas e direitos já garantidos em convenção sejam mantidos.
Pauta de reivindicação
O tesoureiro Américo Cordeiro apresentou as principais cláusulas que compõe a pauta de reivindicação da categoria. São mais de 100 reinvindicações que compõem a pauta.
Referendo
A categoria também concordou em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.