Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Campanha Salarial dos comerciários terá início com assembleia na semana que vem
por Régis Araújo | Contamos com a sua participação para debatermos a pauta de reivindicações.
Nos últimos cinco anos, além da garantir a inflação do período (que repõe o poder de compra) o Sindec conquistou também aumentos reais (reajustes acima da inflação), ampliando o poder aquisitivo dos salários dos comerciários. Nos pisos, esses aumentos foram ainda maiores.
Mesmo no período mais recente, caracterizado por uma profunda recessão econômica com queda do nível de atividade econômica e elevado desemprego foi possível garantir a inflação, recompondo o poder de compra dos salários.
No ano passado houve uma queda muito significativa nos reajustes, em percentuais, reflexo da Reforma Trabalhista ter entrado em vigor. Isso não quer dizer que o Sindicato não tenha se esforçado na negociação.
Mesmo com toda a dificuldade o Sindec conseguiu manter conquistas econômicas e sociais através da Convenção Coletiva. Por isso, a cada ano é fundamental a união e o apoio da categoria comerciária para avançarmos na nossa luta.
Na próxima quinta-feira será dada a largada para a Campanha Salarial 2018/2019. Contamos com a sua participação para debatermos a pauta de reivindicações.
Assembleia geral
Dia: 30 de agosto, quinta-feira
Hora: 1ª chamada 18h30 / 2ª chamada 19h
Local: Auditório do Sindec (Rua General Vitorino, 113 - 7º andar)
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.