Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Campanha Salarial deste ano reforça a importância da Convenção Coletiva na garantia de direitos
por Régis Araújo | Na noite da última quinta-feira, 29, ocorreu na sede do Sindec a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2019/2020.
A reunião foi iniciada com um bate-papo sobre a situação econômica do país, onde Ricardo Franzoi, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apresentou alguns dados explicando que as notícias para os trabalhadores ainda não são excelentes.
Durante a apresentação dos pontos da Convenção foram apresentadas algumas das 166 cláusulas que buscam maior qualidade e respeito para o trabalhador. Entre as propostas estão:
aumento salarial com reposição total da inflação,
hora extra de 100%,
adicional noturno de 40% a partir das 20h,
auxílio creche,
bonificação Dia do Comerciário, entre outros.
O Presidente Nilton Neco, Secretário-geral, Clàudio Janta e tesoureiro Américo Cordeiro, explicaram a importância da Convenção Coletiva e do fortalecimento do sindicato para que se conquiste uma boa negociação.
Se não tivesse a convenção coletiva nenhum direito estaria garantido, porque não está escrito em lugar nenhum", apontou Cordeiro.
Ao contrário do que estão fazendo os trabalhadores acreditarem, contribuir com o sindicato traz muitos benefícios. As contribuições que o trabalhador faz ao longo do ano, ajudam a manter o sindicato forte e representativo assegurando garantias da convenção como:
reajuste salarial,
bonificação pelo dia do Comerciário,
reflexo de 1/3 das férias,
quinquênio,
bonificação pela função de caixa,
mãe com direito a creche, etc;
todas essas bonificações somam R$ 4.874,40. Em um ano, o trabalhador garante R$ 4.541,60 graças à Convenção.
No decorrer dos trabalhos, os comerciários também votaram e concordaram em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.