Campanha Salarial deste ano reforça a importância da Convenção Coletiva na garantia de direitos
Assembleia Geral do Sindec-POA

Na noite da última quinta-feira, 29, ocorreu na sede do Sindec a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2019/2020.

A reunião foi iniciada com um bate-papo sobre a situação econômica do país, onde Ricardo Franzoi, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apresentou alguns dados explicando que as notícias para os trabalhadores ainda não são excelentes.

Durante a apresentação dos pontos da Convenção foram apresentadas algumas das 106 cláusulas que buscam maior qualidade e respeito para o trabalhador. Entre as propostas estão:

• aumento salarial com reposição total da inflação,

• hora extra de 100%,

• adicional noturno de 40% a partir das 20h,

• auxílio creche,

• bonificação Dia do Comerciário, entre outros.

O Presidente Nilton Neco, Secretário-geral, Clàudio Janta e Tesoureiro Américo Cordeiro, explicaram a importância da Convenção Coletiva e do fortalecimento do sindicato para que se conquiste uma boa negociação.

Se não tivesse a convenção coletiva nenhum direito estaria garantido, porque não está escrito em lugar nenhum", apontou Cordeiro.

Ao contrário do que estão fazendo os trabalhadores acreditarem, contribuir com o sindicato traz muitos benefícios. As contribuições que o trabalhador faz ao longo do ano, ajudam a manter o sindicato forte e representativo assegurando garantias da convenção como:

• reajuste salarial,

• bonificação pelo dia do Comerciário,

• reflexo de 1/3 das férias,

• quinquênio,

• bonificação pela função de caixa,

• mãe com direito a creche, etc.

Coleta dos votos da Assembléia

No decorrer dos trabalhos, os comerciários também votaram e concordaram em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia.