Câmara pode votar fim do fator até 1 de maio

Redutor da aposentadoria pode ser substituído pelas fórmulas 85/95 ou 95/105. Deputados querem adiantar.

A discussão sobre a extinção do fator previdenciário deve entrar na reta final dos debates na Câmara dos  Deputados.

A extinção, que está parada na Câmara há quatro anos, pode entrar na pauta antes do dia 1º de maio, em um pacote de projetos de interesse dos trabalhadores. A proposta pode sofrer algumas alterações para atender reivindicações dos empresários e da equipe econômica do governo.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara realizou uma audiência pública, a pedido do deputado federal Assis Melo (PC do B-RS), para chegar a um consenso entre trabalhadores, aposentados, governo e empresários. O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), está otimista com o avanço nas negociações. Para o deputado, é possível a aprovação do fator 85/95, que leva em conta a soma da idade e do tempo de contribuição do trabalhador para a concessão da aposentadoria integral. Pela regra atual, o fator previdenciário reduz em até 40% o valor do benefício, pois leva em conta a expectativa de vida, além da idade e do tempo de contribuição.

O senador Paulo Paim (PT-RS) é contra a fórmula 85/95. “O melhor para o trabalhador é o fim do fator previdenciário sem nenhum outro redutor no lugar”, disse Paim.

A equipe econômica do governo defende o fator 95/105.

Fonte: Diário de S. Paulo