Câmara aprova moção de solidariedade à população da Venezuela
por Gabriella Oliveira | Na defesa do requerimento em tribuna, o vereador expôs o relato da Secretaria de Relações Internacionais da Força Sindical, a partir das visitas do secretário Nilton Neco.
O Município de Porto Alegre deverá encaminhar moção de solidariedade ao povo venezuelano, em função da crise sem precedentes vivida no país. A iniciativa partiu do requerimento do vereador Clàudio Janta, Secretário-geral do Sindec, que foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (21). Na justificativa, o vereador destaca que o momento vivido no país é reflexo do processo iniciado em 2014, quando a economia da Venezuela passou a ter prejuízos com a exportação de petróleo, que correspondia a 96% das divisas nacionais, afetando também as importações.
Na defesa do requerimento em tribuna, o vereador expôs o relato da Secretaria de Relações Internacionais da Força Sindical, a partir das visitas do secretário Nilton Neco ao país, constatando a situação de escassez de todo tipo de produtos, o declínio da indústria e a aceleração do desemprego.
É a realidade de um povo sofrido, que vive na miséria e que se encontra, na grande maioria, desempregado, que não consegue produtos básicos para alimentação e higiene pessoal e que estão chegando ao Brasil, pelo Norte, para buscar uma oportunidade. Membros da central de trabalhadores da Venezuela, presentes no recente Congresso da Força Sindical, também reforçam este relato de uma realidade triste e decadente vivida por um país rico em petróleo, que pode rapidamente sair desta crise, mas que vem fazendo seu povo sofrer", afirmou o vereador.
O documento, aprovado pelo plenário, deverá ser encaminhado ao cônsul e ao embaixador da Venezuela no Brasil.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.