Câmara aprova moção de solidariedade à população da Venezuela
Vereador falando na tribuna

O Município de Porto Alegre deverá encaminhar moção de solidariedade ao povo venezuelano, em função da crise sem precedentes vivida no país. A iniciativa partiu do requerimento do vereador Clàudio Janta, Secretário-geral do Sindec, que foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (21). Na justificativa, o vereador destaca que o momento vivido no país é reflexo do processo iniciado em 2014, quando a economia da Venezuela passou a ter prejuízos com a exportação de petróleo, que correspondia a 96% das divisas nacionais, afetando também as importações.

Na defesa do requerimento em tribuna, o vereador expôs o relato da Secretaria de Relações Internacionais da Força Sindical, a partir das visitas do secretário Nilton Neco ao país, constatando a situação de escassez de todo tipo de produtos, o declínio da indústria e a aceleração do desemprego.

"É a realidade de um povo sofrido, que vive na miséria e que se encontra, na grande maioria, desempregado, que não consegue produtos básicos para alimentação e higiene pessoal e que estão chegando ao Brasil, pelo Norte, para buscar uma oportunidade. Membros da central de trabalhadores da Venezuela, presentes no recente Congresso da Força Sindical, também reforçam este relato de uma realidade triste e decadente vivida por um país rico em petróleo, que pode rapidamente sair desta crise, mas que vem fazendo seu povo sofrer", afirmou o vereador.

O documento, aprovado pelo plenário, deverá ser encaminhado ao cônsul e ao embaixador da Venezuela no Brasil.

Andréia Poerschke Sarmanho

Jornalista MTE 15.592