Caixa prevê R$ 5,8 bilhões em crédito para turismo este ano

Setor hoteleiro, de bares, restaurantes e locadoras de carro, além de agências de viagem, são beneficiadas.

A Caixa Econômica Federal projeta conceder R$ 5,78 bilhões em crédito para empresas do setor de turismo este ano. Para 2013, a expectativa é de injetar de R$ 7,5 bilhões a R$ 8 bilhões. "Desde 2003, a Caixa se posicionou estrategicamente para ser o banco reconhecido do setor de turismo. Hoje somos o banco que mais atua nesse ramo", afirmou ontem o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa Econômica Federal, Fábio Lenza.

De janeiro a setembro, a instituição direcionou R$ 4,3 bilhões em financiamento a empresas de pequeno, médio e grande porte, além das microempresas. São estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, locadoras de carro e agências de viagens. O total é 35% maior do que o volume verificado em igual período de 2011, segundo Lenza. "A nossa estratégia é que a Caixa olhe todos os segmentos da cadeia de turismo."

O executivo declarou ainda que, conforme dados do Ministério do Turismo, a participação da instituição em agosto em todo o crédito disponibilizado pelos bancos federais para o setor foi de 53,5%. Ele lembrou que, em 2003, quando o banco decidiu entrar diretamente nesse mercado, o volume médio de empréstimos era de R$ 18 milhões ao mês. Cinco anos depois, a média havia passado para R$ 127 milhões e, ao final de 2008, chegou a R$ 250 milhões.

"No início de 2009, quando os bancos saíram do mercado com a crise, a Caixa entrou mais e, de 2009 a 2011, o volume de transações chegou a R$ 400 milhões ao mês, em média", relatou. Segundo ele, o patamar desde abril deste ano está entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões mensais.

Fonte: Agência Estado