Cai a taxa de desemprego dos negros

A taxa de desemprego total dos negros passou de 12,2% da população economicamente ativa em 2010 para 11,1% no ano seguinte.

Apesar do crescimento na oferta de empregos, as desigualdades entre negros e brancos na região Metropolitana de Porto Alegre foram acentuadas na comparação de 2010 e 2011. A constatação é da Pesquisa Emprego e Desemprego (PED): Negros 2011, apresentada ontem na Fundação de Economia e Estatística, em Porto Alegre. Um dos dados que comprovam isso é o da queda do índice de desocupação que foi menor para a raça negra (-9%) ante a não negra (-17%).

A taxa de desemprego total dos negros passou de 12,2% da população economicamente ativa em 2010 para 11,1% no ano seguinte, enquanto que os não negros foram de 8,2% para 6,8%. Somente em dois segmentos os negros são a maioria: construção civil e emprego doméstico.

O rendimento médio para os negros continua sendo menor, apesar de ter passado de R$ 1.020 em 2010 para R$ 1.078 em 2011. O valor para os não negros foi de R$ 1.556 para R$ 1.564.

Fonte: Correio do Povo