Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Brasil é destaque na alta das vendas do Carrefour
por Gabriella Oliveira |
O Brasil e a Argentina foram dois dos principais destaques positivos no relatório de vendas da varejista francesa Carrefour no terceiro trimestre de 2014. Balanço divulgado nesta quinta-feira (16) mostra que a filial brasileira e a argentina lideraram o aumento das vendas da multinacional entre julho e setembro. O documento diz que os dois países apresentaram "excelente" resultado no período.
As vendas no Brasil cresceram 7,7% no trimestre na comparação com igual período do ano passado no conceito de mesmas lojas - lojas abertas há pelo menos um ano - com taxa de câmbio constante. Levando-se em conta as lojas inauguradas no último ano, as vendas orgânicas cresceram 12,8% no Brasil. A varejista destaca que há "crescimento contínuo em hipermercados e nas lojas Atacadão" no mercado brasileiro. Na vizinha Argentina, o desempenho é ainda mais forte: aumento das vendas de 30,5% no conceito de mesmas lojas e 34,6% no desempenho orgânico.
Apesar do avanço nas vendas, o resultado financeiro na região teve impacto negativo do câmbio. O fenômeno foi gerado especialmente pela depreciação do peso argentino, diz o balanço da companhia. Na região, as vendas trimestrais alcançaram 3,966 bilhões de euros. A cifra mostra crescimento anual de 6,9% com taxas de câmbio correntes. Sem o efeito da variação cambial, o valor teria aumentado 17,5%.
A América Latina cresceu mais do que a média das filiais do Carrefour no exterior. O movimento internacional teve crescimento anual de 2,9% no terceiro trimestre no conceito de mesmas lojas e alta orgânica de 5%. Entre os países, as vendas na China tiveram queda de 8,2% no conceito de mesmas lojas. A empresa cita "um ambiente de consumo persistentemente frágil" na segunda maior economia do mundo para explicar a queda dos resultados.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.