Avança projeto pela educação em tempo integral nas escolas municipais de Porto Alegre
por Gabriella Oliveira | Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, matéria necessita de segundo turno de votação e dispensa sanção do Executivo.
Projeto de autoria do vereador Clàudio Janta, que é Secretário-geral do Sindec-POA, que determina o provimento de meios para o funcionamento das escolas municipais em tempo integral foi aprovado em primeiro turno de votação. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, matéria necessita de segundo turno de votação e dispensa sanção do Executivo. A votação aconteceu nesta quarta-feira (18/5), com o registro de 29 votos favoráveis.
Um grande passo foi dado para a qualificação do ensino nas instituições municipais e melhor aproveitamento das escolas, como templos de educação, cultura e cidadania que são ou em que podem se transformar, com o investimento do Município. Estamos confiantes e vamos lutar para garantir que a Prefeitura assuma este compromisso", avaliou o vereador Clàudio Janta, que comemorou o primeiro resultado.
Pela natureza do projeto, a matéria necessita de segundo turno de votação, que deve acontecer a partir dos próximos 30 dias. Se aprovado, é concretizada a modificação na Lei Orgânica do Município, dispensando a sanção do prefeito José Fortunati.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.