Festas em comemoração ao sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Autoridades celebram a história dos Comerciários de Porto Alegre
por Jousi Quevedo | Mais do que comemorar o aniversário do Sindicato, a noite de festa da Sogipa emocionou a todos os convidados que vivenciaram o passado e o presente da luta comerciária.
Mais do que comemorar o aniversário do Sindicato, a noite de festa da Sogipa emocionou a todos, convidados a olharem o passado e o presente da luta comerciária.
O presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow falou de sua felicidade em participar de um ato como o dos 80 anos, junto com "pessoas que se preocupam com o associativismo, com as pessoas, com os colegas".
É um orgulho vermos os avanços que tivemos em negociações, convenções, tivemos muitas vezes diferenças de conceitos, mas nunca de comportamento. Negociações e discussões de alto nível nas quais prevalece o ‘ganha-ganha’. Ganham os trabalhadores, representados pelo Sindec, e ganha também o empresário", disse Sielichow.
Representando a CSA, Gomez destacou que muito poucas instituições sindicais no mundo alcançam 80 anos. "São 80 anos de história e hoje o Sindec conta com um excelente embaixador do sindicalismo no Mundo, na pessoa de Neco, demonstrado na Conferência da OIT", afirmou, elogiando a liberdade que há no Brasil para a organização sindical e para a luta dos trabalhadores.
Nesta linha de unidade e consolidação, o secretário geral da Força Sindical, João Carlos Juruna, disse que é fundamental a união e a luta em conjunto pelos interesses dos trabalhadores. "Observando as fotografias da exposição Imagens de Nossa História, vemos as bandeiras sendo carregadas pelos companheiros na década de 1930 lutando contra a perseguição para defender os trabalhadores. Os resultados desta mobilização estão hoje aqui, quando sabemos da importância da atuação sindical, da defesa da categoria e da unidade com mais categorias para cada vez mais influenciarmos por nossas demandas dentro das esferas de poder juntamente com as demais centrais sindicais", disse Juruna.
Clàudio Janta, em seu discurso, fez um agradecimento emocionado a todos os colaboradores e pessoas que constroem o Sindec no dia a dia. O presidente licenciado da Força Sindical-RS destacou que há muita luta a ser feita contra a exploração do trabalho infantil. "A exploração de menores no país se disfarça muitas vezes, como nos casos em que as crianças são exploradas pela televisão", afirmou. O sindicalista destacou ainda a evolução da tecnologia e que o movimento sindical comerciário está conectado com as mudanças no mundo do trabalho e o impacto da revolução tecnológica.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.