Autoridades celebram a história dos Comerciários de Porto Alegre

Mais do que comemorar o aniversário do Sindicato, a noite de festa da Sogipa emocionou a todos os convidados que vivenciaram o passado e o presente da luta comerciária.

Mais do que comemorar o aniversário do Sindicato, a noite de festa da Sogipa emocionou a todos, convidados a olharem o passado e o presente da luta comerciária.

O presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow falou de sua felicidade em participar de um ato como o dos 80 anos, junto com “pessoas que se preocupam com o associativismo, com as pessoas, com os colegas”.

“É um orgulho vermos os avanços que tivemos em negociações, convenções, tivemos muitas vezes diferenças de conceitos, mas nunca de comportamento. Negociações e discussões de alto nível nas quais prevalece o ‘ganha-ganha’. Ganham os trabalhadores, representados pelo Sindec, e ganha também o empresário”, disse Sielichow.

Representando a CSA, Gomez destacou que muito poucas instituições sindicais no mundo alcançam 80 anos. “São 80 anos de história e hoje o Sindec conta com um excelente embaixador do sindicalismo no Mundo, na pessoa de Neco, demonstrado na Conferência da OIT”, afirmou, elogiando a liberdade que há no Brasil para a organização sindical e para a luta dos trabalhadores.

Nesta linha de unidade e consolidação, o secretário geral da Força Sindical, João Carlos Juruna, disse que é fundamental a união e a luta em conjunto pelos interesses dos trabalhadores. “Observando as fotografias da exposição Imagens de Nossa História, vemos as bandeiras sendo carregadas pelos companheiros na década de 1930 lutando contra a perseguição para defender os trabalhadores. Os resultados desta mobilização estão hoje aqui, quando sabemos da importância da atuação sindical, da defesa da categoria e da unidade com mais categorias para cada vez mais influenciarmos por nossas demandas dentro das esferas de poder juntamente com as demais centrais sindicais”, disse Juruna.

Clàudio Janta, em seu discurso, fez um agradecimento emocionado a todos os colaboradores e pessoas que constroem o Sindec no dia a dia. O presidente licenciado da Força Sindical-RS destacou que há muita luta a ser feita contra a exploração do trabalho infantil. “A exploração de menores no país se disfarça muitas vezes, como nos casos em que as crianças são exploradas pela televisão”, afirmou. O sindicalista destacou ainda a evolução da tecnologia e que o movimento sindical comerciário está conectado com as mudanças no mundo do trabalho e o impacto da revolução tecnológica.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Daiana Rodrigues