
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Mesmo com o crescimento econômico em ritmo mais lento, as negociações salariais fechadas no estado, nos primeiros quatro meses de 2012, conquistaram, em média, ganhos reais maiores do que as registradas em igual período de 2011. Analisando os dados do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) das negociações coletivas do RS com datas-base de janeiro a abril de 2012, o aumento médio real atingido foi de 2,19%.
Esse percentual é maior do que aquele obtido pelas mesmas negociações analisadas no ano anterior, cuja média foi de 1,66%.
Os melhores resultados em termos de ganhos reais foram alcançados pelo setor de serviços (2,62%), cujo aumento médio situou-se acima da média estadual. É neste setor, também, que foi observado o melhor resultado: 7,59% de ganho real. Contudo, a maioria das negociações fechou acordo com aumentos entre 0,01% e 2% acima da inflação (INPC-IBGE) nesse período, enquanto no ano passado a concentração estava na faixa de 1,01% a 3%, indicando que, apesar de um reajuste médio melhor, houve uma redução na frequência de ganhos reais de maior magnitude.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).