Aumento real médio nas negociações do primeiro quadrimestre de 2012 é maior do que no ano anterior
Jousi Quevedo

A inflação no primeiro quadrimestre de 2012 atingiu valores menores em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo com o crescimento econômico em ritmo mais lento, as negociações salariais fechadas no estado, nos primeiros quatro meses de 2012, conquistaram, em média, ganhos reais maiores do que as registradas em igual período de 2011. Analisando os dados do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) das negociações coletivas do RS com datas-base de janeiro a abril de 2012, o aumento médio real atingido foi de 2,19%.

Esse percentual é maior do que aquele obtido pelas mesmas negociações analisadas no ano anterior, cuja média foi de 1,66%.

Os melhores resultados em termos de ganhos reais foram alcançados pelo setor de serviços (2,62%), cujo aumento médio situou-se acima da média estadual. É neste setor, também, que foi observado o melhor resultado: 7,59% de ganho real. Contudo, a maioria das negociações fechou acordo com aumentos entre 0,01% e 2% acima da inflação (INPC-IBGE) nesse período, enquanto no ano passado a concentração estava na faixa de 1,01% a 3%, indicando que, apesar de um reajuste médio melhor, houve uma redução na frequência de ganhos reais de maior magnitude.

Leia o artigo completo clicando [aqui](/arq/legado/Emprego quadrimestl.pdf).

Voltar pro topo