Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Aumento real a 8 milhões de aposentados fica para 2014

por |
Com veto da presidenta Dilma Rousseff, segurados que ganham acima do piso terão apenas 4,5% de reajuste. Sindicato da Força Sindical prevê acionar a Justiça.

Os aposentados do INSS vão acionar a Justiça para garantir a recomposição do poder de compra da categoria. Eles não engoliram o veto da presidenta Dilma Rousseff à emenda da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que previa a definição de política de valorização real dos benefícios acima do salário mínimo (R$622) para 2013. Eles vão brigar para garantir reajuste similar reservado a que ganha o piso, ou seja, 7,35%, com o mínimo passando a R$667,75. A LDO só reservou correção de 4,5% para os benefícios maiores.

Aposentados continuam mobilizados em Brasília e já discutem recorrer ao Judiciário pedindo o ganho real | Foto: DivulgaçãoA intenção, anunciada pelo presidente do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical, João Batista Inocentini, é fazer representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) em busca de reajuste melhor para 8 milhões de segurados. "Perdi a paciência. Ou o governo assume em aceitar negociar conosco ou entramos com ação na Justiça para recuperar o poder de compra", critica Inocentini.

Para o assessor econômico da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), Maurício Oliveira, a hora é de pensar em estratégias para 2014. "Somos uma classe maldita para Dilma. O jeito é começar a negociar para 2014. Veto de presidente é impossível de derrubar", avalia Oliveira, que prevê com esse achatamento mais 400 mil segurados recebendo o piso no País.

13º salário

Os 25 milhões de aposentados e pensionistas do INSS já podem verificar quanto receberão da primeira parcela do 13º salário. O extrato do benefício, com o adicional do abono de Natal, já está disponível no portal eletrônico do Ministério da Previdência Social — www.previdenciasocial.gov.br. Basta clicar em ‘Agência Eletrônica do Segurado’ e, logo em seguida, na opção ‘Extrato de pagamento de benefício’.

Lá, será preciso preencher o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário, CPF e o código emitido para consulta no canto direito da tela.

Fonte: O Dia

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias