Ato em Porto Alegre reforça mobilização pelo fim da escala 6x1 e isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
por Gabriella Oliveira | Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Com destaque para o fim da escala 6x1 e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o encontro, que contou com a participação das Centrais Sindicais e movimentos sociais, recebeu a deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS) e o senador Paulo Paim (PT/RS).
Durante o evento, foi dado destaque à proposta do Plebiscito Popular, que tem como objetivo ampliar a mobilização e ouvir a população brasileira sobre temas centrais para a vida da classe trabalhadora.
A campanha que está sendo impulsionada por centrais sindicais, movimentos sociais e organizações populares, busca fortalecer a pressão popular por mudanças na legislação e nas políticas públicas.
Representando a Força Sindical-RS e o Sindec-POA, o dirigente Claudio Corrêa destacou que a luta pela redução da jornada de trabalho é antiga no movimento sindical e que, agora, ganha fôlego com o Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada Daiana Santos.
Essa é uma causa que as centrais sindicais já encamparam há muitos anos. A Daiana nos orgulha porque chegou ao Congresso abraçando essa luta de forma comprometida. Mas não adianta só eleger, temos que eleger quem tem lado, quem defende a classe trabalhadora. E as centrais precisam estar unidas. Essa unidade tem que sair daqui e ir pras ruas, pra base, pros trabalhadores.” Claudio Corrêa
A deputada Daiana Santos reforçou os benefícios da proposta que institui a escala 5x2 (cinco dias trabalhados com dois de descanso consecutivo), garantindo mais dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores brasileiros.
É essa mobilização que mostra a força da nossa proposta. Reduzir a jornada e garantir mais descanso não é utopia, é necessidade. E com o apoio dos sindicatos e dos trabalhadores, vamos avançar” Daiana Santos
O senador Paulo Paim, histórico defensor dos direitos trabalhistas, também participou do ato e elogiou a mobilização.
Quero agradecer à Força Sindical por estar à frente dessa mobilização com garra e coerência. A luta pelo fim da escala 6x1 e por mais justiça tributária precisa do apoio de todos.” Paulo Paim
O ato reforça a importância da unidade das centrais sindicais e dos trabalhadores na defesa de pautas fundamentais.
Nos próximos meses, a campanha do Plebiscito Popular seguirá sendo ampliada em todo o país, com coleta de votos em locais estratégicos e mobilização nas bases sindicais.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.