Ato em Porto Alegre reforça mobilização pelo fim da escala 6x1 e isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
por Gabriella Oliveira | Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Com destaque para o fim da escala 6x1 e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o encontro, que contou com a participação das Centrais Sindicais e movimentos sociais, recebeu a deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS) e o senador Paulo Paim (PT/RS).
Durante o evento, foi dado destaque à proposta do Plebiscito Popular, que tem como objetivo ampliar a mobilização e ouvir a população brasileira sobre temas centrais para a vida da classe trabalhadora.
A campanha que está sendo impulsionada por centrais sindicais, movimentos sociais e organizações populares, busca fortalecer a pressão popular por mudanças na legislação e nas políticas públicas.
Representando a Força Sindical-RS e o Sindec-POA, o dirigente Claudio Corrêa destacou que a luta pela redução da jornada de trabalho é antiga no movimento sindical e que, agora, ganha fôlego com o Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada Daiana Santos.
Essa é uma causa que as centrais sindicais já encamparam há muitos anos. A Daiana nos orgulha porque chegou ao Congresso abraçando essa luta de forma comprometida. Mas não adianta só eleger, temos que eleger quem tem lado, quem defende a classe trabalhadora. E as centrais precisam estar unidas. Essa unidade tem que sair daqui e ir pras ruas, pra base, pros trabalhadores.” Claudio Corrêa
A deputada Daiana Santos reforçou os benefícios da proposta que institui a escala 5x2 (cinco dias trabalhados com dois de descanso consecutivo), garantindo mais dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores brasileiros.
É essa mobilização que mostra a força da nossa proposta. Reduzir a jornada e garantir mais descanso não é utopia, é necessidade. E com o apoio dos sindicatos e dos trabalhadores, vamos avançar” Daiana Santos
O senador Paulo Paim, histórico defensor dos direitos trabalhistas, também participou do ato e elogiou a mobilização.
Quero agradecer à Força Sindical por estar à frente dessa mobilização com garra e coerência. A luta pelo fim da escala 6x1 e por mais justiça tributária precisa do apoio de todos.” Paulo Paim
O ato reforça a importância da unidade das centrais sindicais e dos trabalhadores na defesa de pautas fundamentais.
Nos próximos meses, a campanha do Plebiscito Popular seguirá sendo ampliada em todo o país, com coleta de votos em locais estratégicos e mobilização nas bases sindicais.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.