Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Assembleia virtual dá início à Campanha Salarial dos comerciários
por Régis Araújo | Na noite da última quarta-feira (02) aconteceu a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2020/2021 dos comerciários de Porto Alegre.
Em razão da pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado de forma virtual através da plataforma Zoom.
Compuseram a mesa de trabalho virtual o Presidente Nilton Neco, o Tesoureiro Américo Cordeiro, a Assessoria Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e o Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí.
Os trabalhos foram iniciados com a fala da economista do DIEESE, Daniela Sandi, apresentando importantes indicadores que vão nortear a negociação salarial deste ano. Sandi reforçou que o comércio foi o segundo setor mais afetado com a pandemia, deixando um saldo negativo de 9 mil vagas entre os meses de janeiro a julho. Por outro lado, setores como o de farmácia e supermercados, tiveram um crescimento e contrataram nesse período, justamente por serem essenciais.
Na sequência, foi discutida e aprovada por unanimidade a pauta de reivindicações que apresenta mais de 100 cláusulas, dentre elas:
Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;
Aumento real de 1%;
Piso de R$ 1.800;
PLR;
Adicional de hora extra de 100%, entre outras.
Uma novidade frente ao contexto de pandemia que estamos atravessando, é a inclusão da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking, que busca garantir ao trabalhador o valor pertinente ao reembolso de gastos inerentes à atividade ou trabalho desenvolvido nesta condição, tais como telefonia, provedor de internet, energia elétrica, locação de equipamentos, entre outros.
Encerrando os trabalhos os comerciários votaram e concordaram, por unanimidade, em transformar a Assembleia em referendaria. O referendo acontecerá de forma virtual. Até o dia 12 de setembro a categoria poderá votar nos itens debatidos através do site: https://assembleia.sindec.org.br.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.