Assembleia virtual dá início à Campanha Salarial dos comerciários
Gabriella Oliveira
Banner da campanha salarial

Na noite da última quarta-feira (02) aconteceu a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2020/2021 dos comerciários de Porto Alegre.

Em razão da pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado de forma virtual através da plataforma Zoom.

Compuseram a mesa de trabalho virtual o Presidente Nilton Neco, o Tesoureiro Américo Cordeiro, a Assessoria Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e o Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí.

Os trabalhos foram iniciados com a fala da economista do DIEESE, Daniela Sandi, apresentando importantes indicadores que vão nortear a negociação salarial deste ano. Sandi reforçou que o comércio foi o segundo setor mais afetado com a pandemia, deixando um saldo negativo de 9 mil vagas entre os meses de janeiro a julho. Por outro lado, setores como o de farmácia e supermercados, tiveram um crescimento e contrataram nesse período, justamente por serem essenciais.

tela

Na sequência, foi discutida e aprovada por unanimidade a pauta de reivindicações que apresenta mais de 100 cláusulas, dentre elas:

  • Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;
  • Aumento real de 1%;
  • Piso de R$ 1.800;
  • PLR;
  • Adicional de hora extra de 100%, entre outras.

Uma novidade frente ao contexto de pandemia que estamos atravessando, é a inclusão da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking, que busca garantir ao trabalhador o valor pertinente ao reembolso de gastos inerentes à atividade ou trabalho desenvolvido nesta condição, tais como telefonia, provedor de internet, energia elétrica, locação de equipamentos, entre outros.

Encerrando os trabalhos os comerciários votaram e concordaram, por unanimidade, em transformar a Assembleia em referendaria. O referendo acontecerá de forma virtual. Até o dia 12 de setembro a categoria poderá votar nos itens debatidos através do site: https://assembleia.sindec.org.br.

Atualização 19/10

Apresentação Campanha Salarial 2020-2021 (download em PDF, 13,7 MB)

Pauta de Reivindicações 2020-2021 (download em PDF, 654 KB)

Voltar pro topo