
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Em razão da pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado de forma virtual através da plataforma Zoom.
Compuseram a mesa de trabalho virtual o Presidente Nilton Neco, o Tesoureiro Américo Cordeiro, a Assessoria Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e o Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí.
Os trabalhos foram iniciados com a fala da economista do DIEESE, Daniela Sandi, apresentando importantes indicadores que vão nortear a negociação salarial deste ano. Sandi reforçou que o comércio foi o segundo setor mais afetado com a pandemia, deixando um saldo negativo de 9 mil vagas entre os meses de janeiro a julho. Por outro lado, setores como o de farmácia e supermercados, tiveram um crescimento e contrataram nesse período, justamente por serem essenciais.
Na sequência, foi discutida e aprovada por unanimidade a pauta de reivindicações que apresenta mais de 100 cláusulas, dentre elas:
Uma novidade frente ao contexto de pandemia que estamos atravessando, é a inclusão da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking, que busca garantir ao trabalhador o valor pertinente ao reembolso de gastos inerentes à atividade ou trabalho desenvolvido nesta condição, tais como telefonia, provedor de internet, energia elétrica, locação de equipamentos, entre outros.
Encerrando os trabalhos os comerciários votaram e concordaram, por unanimidade, em transformar a Assembleia em referendaria. O referendo acontecerá de forma virtual. Até o dia 12 de setembro a categoria poderá votar nos itens debatidos através do site: https://assembleia.sindec.org.br.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.