Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
No primeiro dia do mês de setembro, os comerciários de Porto Alegre deram a largada para a Campanha Salarial 2016/2017, aprovando a pauta de reivindicações em assembleia realizada na sede do sindicato.
Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, com o auxílio dos diretores Américo Cordeiro e Marcelo Furtado e da Advogada Dr.ª Carmen Pinto. Na sequência a economista do Dieese, Daniela Sandi, apresentou um panorama das negociações fechadas até o momento no Estado e destacou a importância do setor para a economia.
O comércio é o 3º setor em número de trabalhadores, ficando atrás somente do setor de serviços e administração pública. De 2006 a 2014 o setor cresceu muito acima da economia, contudo, no ano passado apresentou uma queda de 6,1% no Estado", afirmou Sandi.
A economista ainda destacou que, mesmo num cenário complexo, um terço da negociação salarial de diferentes categorias, encerradas no primeiro trimestre, fechou com ganho real.
Temos um quadro difícil, mas nada é impossível. Vemos uma pequena recuperação, mas sabemos que está evoluindo. Este ano, como sempre, vamos fazer uma campanha forte para conquistarmos mais uma vez aumento real e a valorização dos comerciários", destacou o presidente Neco.
Campanha Salarial
Com o motim "Comerciário Vale Muito! Comerciário Vale Mais!", a ideia central da campanha é focar na valorização do trabalhador do comércio, pois é ele quem se dedica para que as vendas aconteçam e o empresário garanta seu lucro.
Pauta de reivindicação
O Diretor Américo Cordeiro apresentou algumas, das quase 200 cláusulas que compõe a pauta de reivindicação da categoria, dentre elas: correção salarial com reposição da inflação; aumento real de 2%; piso salarial de dois salários mínimos e meio; pagamento de um dia de trabalho no Dia do Comerciário; vale adiantamento do salário a cada dia 15 do mês; PLR; Trabalho Decente; substituição processual (o sindicato tem aval para ingressar com ações coletivas em representação à categoria); adicional noturno de 100%; auxílio refeição de R$25,00; auxílio cesta básica; auxílio acidente; auxílio creche; auxílio funeral; redução da jornada para 40h semanais sem redução do salário; fechamento do comércio nos dias 24 e 31 de dezembro até às 17h; locais para refeição nas empresas, shoppings e centros comerciais, entre outras.
Referendo
A categoria também concordou em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.