Assembleia da Campanha Salarial reforça o lema “Unir para avançar nas conquistas”

Comerciários aprovaram a pauta de reivindicações por unanimidade.

Na noite de quinta-feira, 13, a categoria comerciária de Porto Alegre se reuniu para a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2015/2016, realizada na sede do Sindec-POA. Foram aprovadas por unanimidade as 116 cláusulas que irão compor a convenção coletiva e também a campanha publicitária de divulgação.

Os trabalhos foram liderados pelo Presidente da entidade, Nilton Neco, e contou com a participação do Diretor Luis Carlos Barbosa e do assessor jurídico Dr.º André Niomar Lemos Vaes.

Neco ressaltou a importância da participação da categoria num momento difícil que o país está enfrentando.

“O nosso setor começou a sentir a crise agora com as demissões que aumentaram significativamente. Independente disso o que é importante é o fortalecimento da luta do sindicato com a participação de todos os comerciários. Unidos e trabalhando pela nossa pauta temos certeza que vamos conseguir conquistar avanços”, disse.

Na sequência a economista do DIESSE- Departamento Intersindical de Economia e Estatística, Daniela Sandi, apresentou um panorama econômico, expondo um balanço com os ganhos salarias da categoria nos últimos anos. Sandi destacou que os pisos tiveram aumento significativo para o setor, aumentando o poder de compra da categoria comerciária de Porto Alegre.

Conforme as pesquisas, o comércio é o 3º setor em número de trabalhadores, representando 16% da força de trabalho do Estado.

O Diretor Luis Carlos Barbosa apresentou a pauta de reivindicações, que dentre outros tópicos, inclui aumento real, redução da jornada sem redução do salário, vale-refeição, auxílio-cesta básica, auxílio-creche, plano de saúde e demais cláusulas sociais.

Visando dar mais legitimidade e ouvir a categoria, de 25 de agosto a 25 de setembro será realizado um referendo entre os comerciários com urnas passando nas lojas e estabelecimentos comerciais em geral, para que integrantes da categoria que não puderam comparecer à assembleia referendem os itens que compõem a proposta salarial. Após esta etapa, a pauta será apresentada às entidades patronais.