Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Assembleia da Campanha Salarial reforça o lema Unir para avançar nas conquistas
por Gabriella Oliveira | Comerciários aprovaram a pauta de reivindicações por unanimidade.
Na noite de quinta-feira, 13, a categoria comerciária de Porto Alegre se reuniu para a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2015/2016, realizada na sede do Sindec-POA. Foram aprovadas por unanimidade as 116 cláusulas que irão compor a convenção coletiva e também a campanha publicitária de divulgação.
Os trabalhos foram liderados pelo Presidente da entidade, Nilton Neco, e contou com a participação do Diretor Luis Carlos Barbosa e do assessor jurídico Dr.º André Niomar Lemos Vaes.
Neco ressaltou a importância da participação da categoria num momento difícil que o país está enfrentando.
O nosso setor começou a sentir a crise agora com as demissões que aumentaram significativamente. Independente disso o que é importante é o fortalecimento da luta do sindicato com a participação de todos os comerciários. Unidos e trabalhando pela nossa pauta temos certeza que vamos conseguir conquistar avanços", disse.
Na sequência a economista do DIESSE- Departamento Intersindical de Economia e Estatística, Daniela Sandi, apresentou um panorama econômico, expondo um balanço com os ganhos salarias da categoria nos últimos anos. Sandi destacou que os pisos tiveram aumento significativo para o setor, aumentando o poder de compra da categoria comerciária de Porto Alegre.
Conforme as pesquisas, o comércio é o 3º setor em número de trabalhadores, representando 16% da força de trabalho do Estado.
O Diretor Luis Carlos Barbosa apresentou a pauta de reivindicações, que dentre outros tópicos, inclui aumento real, redução da jornada sem redução do salário, vale-refeição, auxílio-cesta básica, auxílio-creche, plano de saúde e demais cláusulas sociais.
Visando dar mais legitimidade e ouvir a categoria, de 25 de agosto a 25 de setembro será realizado um referendo entre os comerciários com urnas passando nas lojas e estabelecimentos comerciais em geral, para que integrantes da categoria que não puderam comparecer à assembleia referendem os itens que compõem a proposta salarial. Após esta etapa, a pauta será apresentada às entidades patronais.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.