Assembleia da Campanha Salarial reforça ação total da categoria pela garantia do piso

A categoria comerciária se reuniu na noite desta quinta-feira, 14, para a Assembleia da Campanha Salarial.

A categoria comerciária se reuniu na noite desta quinta-feira, 14, para a Assembleia da Campanha Salarial 2014/2015, realizada no auditório da sede do Sindec-POA. Os comerciários votaram e aprovaram, por unanimidade, a campanha visual e as 115 cláusulas apresentadas para o acordo coletivo.

Os trabalhos foram liderados pelo Presidente Nilton Neco. Também compuseram a mesa o Diretor Luis Carlos Barbosa, a advogada Dr.ª Carmem Pinto e o Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui.

Neco enfatizou que neste ano a luta será por uma recuperação significativa dos salários da categoria, com foco na recomposição do piso: “Ação Total, para garantir o piso salarial”.

“Esta caminhada não será fácil, por isso precisamos estar unidos para podermos negociar com os patrões”, disse o presidente.

Na sequência a economista do DIESSE- Departamento Intersindical de Economia e Estatística, Daniela Sandi, apresentou um panorama econômico, expondo um balanço com os ganhos salarias da categoria nos últimos oito anos.

Conforme as pesquisas, o comércio é o 3º setor em número de trabalhadores, representando 16% da força de trabalho do Estado. A explanação mostrou ainda que a categoria vem conquistando aumentos reais maiores que a inflação, o que reflete no poder de compra.

O Diretor Luis Carlos Barbosa apresentou a pauta de reivindicações, que dentre outros tópicos, inclui aumento real e a recuperação do piso salarial, que além de fixar valores mínimos para o exercício da atividade, tende a refletir nas faixas salariais subsequentes, contribuindo para a elevação do patamar de remuneração da categoria e a inibição da rotatividade no setor.

Visando dar mais legitimidade e ouvir a categoria, até o final de setembro será realizado um referendo entre os comerciários com urnas passando nas lojas e estabelecimentos comerciais em geral, para que integrantes da categoria que não puderam comparecer à assembleia referendem os itens que compõem a proposta salarial. Após esta etapa, a pauta será apresentada às entidades patronais.