Assembleia da Campanha Salarial 2012/2013 dá pontapé inicial na luta por reajuste e melhores condições de trabalho
Jousi Quevedo

A Assembleia foi convocada através de editais que foram publicados na imprensa em 17/8/2012, além de panfletos, carros de som, site e redes sociais.

A primeira Assembleia Geral dos Comerciários de Porto Alegre sobre a Campanha Salarial 2012/2013 ocorreu na quinta-feira, dia 23 de agosto, na sede do Centro do Sindec/Porto Alegre. A categoria votou e aprovou, por unanimidade, a campanha visual e as 154 cláusulas apresentadas para o acordo coletivo, que incluem aumento real mais correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) da data.

As peças publicitárias foram inspiradas em um rap cujo refrão é “Não quero tchu, não quero tchá, quero aumento real já!”. O jingle vai ilustrar camisetas, panfletos, outdoor e todos os materiais da campanha salarial 2012/2013.

A Assembleia foi convocada através de editais que foram publicados na imprensa em 17/8/2012, além de panfletos, carros de som, site e redes sociais.

Visando dar mais legitimidade e ouvir a categoria, entre os dias 3/9 e 10/9 será realizado um referendo entre os comerciários com urnas passando nas lojas e estabelecimentos comerciais em geral para que integrantes da categoria que não puderam comparecer à assembleia referendem os itens que compõem a proposta salarial.

Após esta etapa, a pauta será apresentada às entidades patronais. No primeiro passo da luta 2012/2013 por melhores rendimentos e condições de trabalho e emprego, as votações foram realizadas considerando os ritos legais conforme prevê o Estatuto dos Comerciários e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

“Observamos nesta assembleia que, com a globalização do mundo atual, temos que nos unir também a movimentos dos trabalhadores por melhores condições a nível nacional e internacional. Neste sentido, temos cláusulas específicas para a luta do Trabalho Decente, determinada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dentro deste escopo, destacamos a regulamentação da profissão de comerciário, o fim do Fator Previdenciário, melhores rendimentos e condições amplas para os trabalhadores, como acesso à qualidade de vida”, declarou Neco aos presentes.

O diretor e tesoureiro do Sindec-POA, Luís Carlos Barbosa, explicou os dados legais das 154 cláusulas e destacou pontos que para formulação da proposta de reajuste salarial. “Ganho real de 7,65% mais atualização do INPC, que mede o crescimento do comércio. E este ano as vendas e lucros dos segmentos continuam aquecidos”, destacou.

Dentre as cláusulas se destacam também: proteção aos vigilantes dos estabelecimentos; benefícios; bebedouros de água em proporção adequada; Trabalho Decente; e intervalos. Essas e outras medidas compõem um conjunto de cláusulas sociais, econômicas e de saúde e segurança do trabalho.

Bom momento para ganho real

A economista do Dieese que assessora o Sindec-POA, Daniela Sandi, participou da assembleia e apresentou um panorama de viabilidade para as negociações de acordos coletivos. O consumo forte medido pelo crescimento da renda (4,4%) e a oferta de crédito (18%) apontam o bom momento para aumentos salariais. O crescimento do emprego no comércio também evidencia o quadro positivo. “No próximo ano estão previstos aumentos do piso regional, que valoriza o trabalhador, e a continuidade da política de salário mínimo nacional”, apontou Daniela.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Cintia Rodrigues

Voltar pro topo