Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Assembleia da Campanha Salarial 2012/2013 dá pontapé inicial na luta por reajuste e melhores condições de trabalho
por Jousi Quevedo | A Assembleia foi convocada através de editais que foram publicados na imprensa em 17/8/2012, além de panfletos, carros de som, site e redes sociais.
A primeira Assembleia Geral dos Comerciários de Porto Alegre sobre a Campanha Salarial 2012/2013 ocorreu na quinta-feira, dia 23 de agosto, na sede do Centro do Sindec/Porto Alegre. A categoria votou e aprovou, por unanimidade, a campanha visual e as 154 cláusulas apresentadas para o acordo coletivo, que incluem aumento real mais correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) da data.
As peças publicitárias foram inspiradas em um rap cujo refrão é "Não quero tchu, não quero tchá, quero aumento real já!". O jingle vai ilustrar camisetas, panfletos, outdoor e todos os materiais da campanha salarial 2012/2013.
A Assembleia foi convocada através de editais que foram publicados na imprensa em 17/8/2012, além de panfletos, carros de som, site e redes sociais.
Visando dar mais legitimidade e ouvir a categoria, entre os dias 3/9 e 10/9 será realizado um referendo entre os comerciários com urnas passando nas lojas e estabelecimentos comerciais em geral para que integrantes da categoria que não puderam comparecer à assembleia referendem os itens que compõem a proposta salarial.
Após esta etapa, a pauta será apresentada às entidades patronais. No primeiro passo da luta 2012/2013 por melhores rendimentos e condições de trabalho e emprego, as votações foram realizadas considerando os ritos legais conforme prevê o Estatuto dos Comerciários e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Observamos nesta assembleia que, com a globalização do mundo atual, temos que nos unir também a movimentos dos trabalhadores por melhores condições a nível nacional e internacional. Neste sentido, temos cláusulas específicas para a luta do Trabalho Decente, determinada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dentro deste escopo, destacamos a regulamentação da profissão de comerciário, o fim do Fator Previdenciário, melhores rendimentos e condições amplas para os trabalhadores, como acesso à qualidade de vida", declarou Neco aos presentes.
O diretor e tesoureiro do Sindec-POA, Luís Carlos Barbosa, explicou os dados legais das 154 cláusulas e destacou pontos que para formulação da proposta de reajuste salarial. "Ganho real de 7,65% mais atualização do INPC, que mede o crescimento do comércio. E este ano as vendas e lucros dos segmentos continuam aquecidos", destacou.
Dentre as cláusulas se destacam também: proteção aos vigilantes dos estabelecimentos; benefícios; bebedouros de água em proporção adequada; Trabalho Decente; e intervalos. Essas e outras medidas compõem um conjunto de cláusulas sociais, econômicas e de saúde e segurança do trabalho.
Bom momento para ganho real
A economista do Dieese que assessora o Sindec-POA, Daniela Sandi, participou da assembleia e apresentou um panorama de viabilidade para as negociações de acordos coletivos. O consumo forte medido pelo crescimento da renda (4,4%) e a oferta de crédito (18%) apontam o bom momento para aumentos salariais. O crescimento do emprego no comércio também evidencia o quadro positivo. "No próximo ano estão previstos aumentos do piso regional, que valoriza o trabalhador, e a continuidade da política de salário mínimo nacional", apontou Daniela.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.