ARTIGO - Em 2013, reafirmar nosso papel, revindicar novos direitos e somar para o Brasil avançar
por Gabriella Oliveira | O ano de 2013 será ainda mais movimentado do que foram os anos anteriores.
O ano de 2013 será ainda mais movimentado do que foram os anos anteriores. Com nossa luta, não apenas conquistamos direitos, mas ajudamos a mudar social e economicamente o país. Mas ainda muita coisa precisa ser feita, e certamente com a participação da classe trabalhadora. Algo que os comerciários de Porto Alegre deram exemplo neste final de ano, ocupando as ruas para dobrar a intransigência patronal.
Nesse sentido, o Fórum das Centrais Sindicais reuniu-se no final de dezembro, em São Paulo, para definir a nova Agenda da Classe Trabalhadora para o próximo ano. A nova pauta inclui defender medidas que impeçam a desnacionalização da economia, com menos favorecimento ao capital estrangeiro em detrimento do nacional, a redução da jornada de trabalho e o fim do Fator Previdenciário.
Para implementar a nova Agenda e contribuir concretamente para o pais avançar, é preciso elevar a relação com o Governo Federal para um novo patamar. Não podemos ter um Executivo Federal que trata com dois pesos e duas medidas os trabalhadores e os representantes do capital, privilegiados com tratamento VIP. Ao mesmo tempo, o Ministério do Trabalho precisa ser respeitado e valorizado em suas funções.
Já dissemos isso, e seguimos reafirmando, que o Brasil derrotou a crise econômica graças a participação dos trabalhadores. Avançar, qualificar a mão-de-obra e a produção nacional, ampliar o parque industrial e conquistar novos e melhores empregos e salários também não serão realidade sem a nossa participação. Por isso, no dia 6 de março, vamos realizar uma grande manifestação em Brasília.
Cláudio Janta, secretário-geral do Sindec-POA e vereador de Porto Alegre.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.