Aprovado reajuste de 7,72% nas aposentadorias e fim do fator previdenciário
Monise Rezende

Bancada gaúcha foi unânime.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, 4 de maio, o reajuste de 7,72% para as aposentadorias e pensões com valor acima de um salário mínimo. O reajuste é retroativo a 1º de janeiro deste ano – mas, para as aposentadorias concedidas a partir de março de 2009, ele será concedido proporcionalmente à data de início do pagamento.

O índice foi incluído na Medida Provisória 475/09 por meio de emenda do deputado do PDT de São Paulo, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), e corresponde à inflação acumulada pelo INPC mais 80% da variação do PIB de 2008 para 2009. Paulinho lembrou que o acordo com aposentados e senadores é para que o percentual aprovado na Câmara seja confirmado no Senado. “Algo além disso é demagogia. Eu tenho certeza de que os aposentados receberão esse percentual”, afirmou.

O senador Paulo Paim e os deputados da bancada federal gaúcha, que votou a favor da emenda, serão recepcionados hoje, 6 de maio, às 12h15min, no Aeroporto Salgado Filho, por representantes da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul, centrais sindicais e confederações de trabalhadores. A intenção é homenagear Paim, autor dos projetos, e os parlamentares que se dedicaram à aprovação das propostas do aumento de 7,7% aos aposentados e do fim do fator previdenciário.

Para o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, a votação a favor dos aposentados é fruto da mobilização dos trabalhadores e mostra o peso e a importância do papel as Centrais nas negociações com o Parlamento.

Fator - Os deputados também aprovaram a emenda do líder do PPS, Fernando Coruja (SC), que acaba com o fator previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011. O fator previdenciário é uma fórmula que reduz os valores dos benefícios pagos pelo INSS, em relação ao salário de contribuição, criado pela Lei 9876/99 com o objetivo de obrigar o trabalhador a contribuir por mais tempo para a Previdência. A Medida Provisória segue para o Senado.

****Com Repórter Sindical*********