Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Advogada Carmen Pinto recebe condecoração da OAB/RS
por Régis Araújo | A Comenda Oswaldo Vergara foi entregue a Dr. Carmen Lúcia na OAB/RS. A advogada atua como assessora jurídica do Sindec-POA e da Fetracos/RS.
Em comemoração ao Dia da Advocacia e aos 192 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil, a OAB/RS realizou, na última sexta-feira (09), Sessão Magna no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
Durante a cerimônia o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e os demais integrantes da diretoria entregaram a 24 advogados a diplomação de jubilação. A homenagem é um reconhecimento institucional ao trabalho em prol da advocacia de profissionais que têm pelo menos 70 anos de idade e 30 anos ou mais de exercício profissional.
Em seguida, a Comenda Oswaldo Vergara foi entregue a 20 advogados, dentre eles, a Advogada Carmen Lúcia Reis Pinto. Esta honraria é entregue aos que possuem relevantes serviços prestados à Ordem e à classe.
Dr. Carmen tem uma forte atuação em defesa da classe trabalhadora, sobretudo da categoria comerciária, atuando como assessora jurídica da Federação dos Comerciários da Força Sindical do Rio Grande do Sul – Fetracos/RS" e do Sindec-POA.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.