ADS parabeniza Nelva Reyes Barahona pela reeleição como Secretária-geral da CGTP Panamá
por Gabriella Oliveira | Presidente Nilton Neco parabenizou a nova liderança eleita.
O Congresso da CGTP Panamá foi encerrado com sucesso, escolhendo a nova direção do Comitê Executivo liderada pela sindicalista, NELVA REYES BARAHONA, ex-presidente da ADS.
Em seu discurso de posse, a Nelva Reyes agradeceu o apoio de todos os delegados do Congresso, bem como o apoio e presença de todos os irmãos e irmãs do Comitê Executivo da ADS, destacando a importância da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e mulheres trabalhadoras, o fortalecimento da CGTP e o sindicalismo internacional.
Nilton Neco Souza da Silva, presidente da ADS, parabenizou a nova liderança eleita da CGTP, em especial a secretária geral, destacando-se liderança como dirigente sindical nacional e internacional, o que demonstrou em sua gestão como presidente da ADS, seu trabalho e compromisso com a unidade, bem-estar e a luta dos trabalhadores das Américas e do Caribe, foram inquestionáveis.
No âmbito do Congresso da CGTP, foi também realizada uma discussão sobre o Futuro do Trabalho e Fortalecimento Sindical nas Américas e Caribe, onde os líderes do Comitê Executivo da ADS, representado pelos colegas Roland Ignacio, Secretário Geral, Percy Oyola Palomá, Vice-Presidente, e a companheira, Rosa Angélica Argudo, do Conselho
Diretiva Continental, falou sobre a crise social, política e econômica nas Américas e Caribe, e a situação dos trabalhadores com a crise do desemprego, a escassez do cabaz familiar, a crise alimentar e os desafios do mundo do trabalho pós-pandemia Covid 19.
O Futuro do Trabalho será também o Futuro do Movimento Sindical. O fortalecimento sindical e a unidade da classe trabalhadora serão uma garantia para o bem-estar social e trabalho no futuro.
Participaram os líderes do comitê executivo da ADS, Nilton Neco, presidente, Percy Oyola Paloma, vice-presidente da ADS, e presidente da CGT Colômbia, Nelva Reyes, Secretária Geral da CTGP Panamá, Emilio Nieves, Secretário de Integração e Vínculo Social da ADS, e Secretário Geral da CPT Porto Rico, Miryam Luz Triana, Secretária de Organização da ADS, e da CGT Colômbia, Roberto Gómez, Secretário de Políticas Sociais, Proteção e Previdência Social da ADS, e a Secretária Geral do CNTS El Salvador, Rosa Angélica Argudo, Membro do Conselho de Administração da Continental ADS, e presidente da CETOSS Equador, Virgilio Aníbal Suárez, Membro do Conselho de Administração Continental da ADS, entre outros dirigentes da CETOSS Equador, e Ortelio Palacio Cuesta, Assessor da ADS.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.