Acordo Coletivo de Trabalho sobre Saúde e Segurança inédito é assinado no Rio Grande do Sul

Acordo foi assinado nesta quinta-feira na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

O primeiro Acordo Coletivo de Trabalho do Rio Grande do Sul Trabalho sobre Saúde e Segurança do Trabalho foi assinado nesta quinta-feira entre a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio da Força Sindical do RS (FETRACOS/RS) e Drogarias Mais Econômica S.A. Grupo Brasil Pharma na Superintendência de Trabalho e Emprego do RS (SRTERS).

O ato, que contou com a presença do superintendente Claudio Correa, auditores e fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, marca um forte avanço do Trabalho Decente no Estado por ter sido elaborado por uma Comissão Tripartite, tendo como principal objetivo a garantia da segurança e saúde no trabalho, implementando soluções nas empresas que alcancem os objetivos de proteção do trabalhador. A rede Mais Econômica tem mais de 200 farmácias no RS.

Após quase dois anos de fiscalização, processo e trâmites, o acordo entre as partes - a Fetracos (representando os trabalhadores das farmácias) e a empresa Drogarias Mais Econômica - demarcou a conquista de melhores condições de saúde e segurança para os empregados do estabelecimento com lojas em municípios do RS e Capital.

O diretor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Fetracos e Sindec-POA, Valdir Lima, afirmou que a partir do Acordo a empresa cuidará mais da questão da saúde do trabalhador que atua nos check outs (ambiente de trabalho das caixas operadoras), com melhorias ergonômicas. Higiene, salubridade e limpeza dos espaços de trabalho também são outros itens que compõem o acordo e passam por melhorias.

“A partir de hoje está formalizado este acordo, o qual a rede já vem cumprindo por meio de adequações há um ano e em que se compromete a concluí-las até 2016”, informou Lima.

O representante da empresa Fábio Costa destacou os resultados para a empresa, ao colocar a qualidade da produtividade como item importante ao custo benefício que a Mais Econômica percebe no Acordo.

“É um investimento no funcionário que vai trazer melhorias tanto na vida social e financeira dele, quanto para a economia da empresa”, disse.

A empresa já vem cumprindo com as orientações e adequações desde que foi acionada. O ato de hoje formalizou estas mudanças que ocorrem há um ano. “A ideia hoje é formalizar esta parceria nossa com o sindicato e com os próprios funcionários para que tenham um melhor ambiente de trabalho. Esperamos que o acordo sirva de exemplo para outras redes de farmácias”, destacou.

Leia o que já foi publicado sobre o assunto clicando aqui

Textos e Imagens: Josemari Quevedo