Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Acordo Coletivo de Trabalho sobre Saúde e Segurança inédito é assinado no Rio Grande do Sul
por Jousi Quevedo | Acordo foi assinado nesta quinta-feira na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
O primeiro Acordo Coletivo de Trabalho do Rio Grande do Sul Trabalho sobre Saúde e Segurança do Trabalho foi assinado nesta quinta-feira entre a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio da Força Sindical do RS (FETRACOS/RS) e Drogarias Mais Econômica S.A. Grupo Brasil Pharma na Superintendência de Trabalho e Emprego do RS (SRTERS).
O ato, que contou com a presença do superintendente Claudio Correa, auditores e fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, marca um forte avanço do Trabalho Decente no Estado por ter sido elaborado por uma Comissão Tripartite, tendo como principal objetivo a garantia da segurança e saúde no trabalho, implementando soluções nas empresas que alcancem os objetivos de proteção do trabalhador. A rede Mais Econômica tem mais de 200 farmácias no RS.
Após quase dois anos de fiscalização, processo e trâmites, o acordo entre as partes - a Fetracos (representando os trabalhadores das farmácias) e a empresa Drogarias Mais Econômica - demarcou a conquista de melhores condições de saúde e segurança para os empregados do estabelecimento com lojas em municípios do RS e Capital.
O diretor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Fetracos e Sindec-POA, Valdir Lima, afirmou que a partir do Acordo a empresa cuidará mais da questão da saúde do trabalhador que atua nos check outs (ambiente de trabalho das caixas operadoras), com melhorias ergonômicas. Higiene, salubridade e limpeza dos espaços de trabalho também são outros itens que compõem o acordo e passam por melhorias.
A partir de hoje está formalizado este acordo, o qual a rede já vem cumprindo por meio de adequações há um ano e em que se compromete a concluí-las até 2016", informou Lima.
O representante da empresa Fábio Costa destacou os resultados para a empresa, ao colocar a qualidade da produtividade como item importante ao custo benefício que a Mais Econômica percebe no Acordo.
É um investimento no funcionário que vai trazer melhorias tanto na vida social e financeira dele, quanto para a economia da empresa", disse.
A empresa já vem cumprindo com as orientações e adequações desde que foi acionada. O ato de hoje formalizou estas mudanças que ocorrem há um ano. "A ideia hoje é formalizar esta parceria nossa com o sindicato e com os próprios funcionários para que tenham um melhor ambiente de trabalho. Esperamos que o acordo sirva de exemplo para outras redes de farmácias", destacou.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.