Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Os dirigentes sindicais de entidades filiadas à Força Sindical-RS de todo Estado contaram também com uma palestra do Professor da Universidade Federal do Paraná, Doutorando em Liberdade Sindical, Sandro Lunardi, que abordou ações antissindicais do Ministério Público do Trabalho.
No início de sua fala, ele citou uma frase de Helena Kolody para reflexão dos seminaristas: "Nas mãos inspiradas nascem antigas palavras sempre com um novo matiz".
Um questionamento foi proposta também. "Os jovens têm participado das nossas assembleias? Em que ambiente estamos imersos? Em que sociedade estamos?", indagou.
Ele também declarou que o Movimento Sindical passa por uma crise de representação política das categorias. "Precisamos entender isso para buscar as alternativas e soluções. Quem sabe está na hora de fazer o nosso diagnóstico para nos aproximar com as categorias".
Lunardi afirmou que a taxa de sindicalização no Brasil, de 2005 a 2011, teve aumento na média nacional de 17%, e que o fortalecimento do Movimento Sindical se dá ao apresentar as pautas e disputar o espaço na sociedade.
Não podemos perder a nossa herança de lutas, mas também deve-se renovar inserindo os jovens no processo", destacou Sandro.
Ao falar sobre a intervenção do Ministério Público do Trabalho nas entidades sindicais, o palestrante ainda afirmou que sem sindicato forte não há representação e estrutura, que é essencial para a luta.
Os sindicatos prestam serviços relevante para os trabalhadores e serviços que suprem diversas lacunas na sociedade. Agora pergunto: Acabar com isso serve a quem?", concluiu Sandro Lunardi.
No sábado (17/8) o Seminário tem continuidade com o tema Política Partidária e o Movimento Sindical, ministrados pelo presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta e Fernando Rosa, jornalista e produtor cultural.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.