Ações antissindicais do MPT é tema de painel no Seminário Ação e Atualização Sindical
Gabriella Oliveira

A palestra foi ministrada pelo prof. da Universidade Federal do Paraná, Doutorando em Liberdade Sindical, Sandro Lunardi.

Os dirigentes sindicais de entidades filiadas à Força Sindical-RS de todo Estado contaram também com uma palestra do Professor da Universidade Federal do Paraná, Doutorando em Liberdade Sindical, Sandro Lunardi, que abordou ações antissindicais do Ministério Público do Trabalho.

No início de sua fala, ele citou uma frase de Helena Kolody para reflexão dos seminaristas: "Nas mãos inspiradas nascem antigas palavras sempre com um novo matiz".

Um questionamento foi proposta também. “Os jovens têm participado das nossas assembleias? Em que ambiente estamos imersos? Em que sociedade estamos?”, indagou.

Ele também declarou que o Movimento Sindical passa por uma crise de representação política das categorias. “Precisamos entender isso para buscar as alternativas e soluções. Quem sabe está na hora de fazer o nosso diagnóstico para nos aproximar com as categorias”.

Lunardi afirmou que a taxa de sindicalização no Brasil, de 2005 a 2011, teve aumento na média nacional de 17%, e que o fortalecimento do Movimento Sindical se dá ao apresentar as pautas e disputar o espaço na sociedade.

"Não podemos perder a nossa herança de lutas, mas também deve-se renovar inserindo os jovens no processo", destacou Sandro.

Ao falar sobre a intervenção do Ministério Público do Trabalho nas entidades sindicais, o palestrante ainda afirmou que sem sindicato forte não há representação e estrutura, que é essencial para a luta.

“Os sindicatos prestam serviços relevante para os trabalhadores e serviços que suprem diversas lacunas na sociedade. Agora pergunto: Acabar com isso serve a quem?”, concluiu Sandro Lunardi.

No sábado (17/8) o Seminário tem continuidade com o tema Política Partidária e o Movimento Sindical, ministrados pelo presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta e Fernando Rosa, jornalista e produtor cultural.