Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Abono salarial de 2015 começa a ser depositado no próximo dia 15

por |
Mão segurando dinheiro e cartão eletrônico bancário.
Lote beneficia os nascidosem setembro e dinheiro ficará disponível para o trabalhador até o dia 30 de junho do ano que vem.

O Ministério do Trabalho paga, a partir de quinta-feira, o abono salarial do P IS/Pasep do calendário 2016/2017 para os nascidos no

mês de setembro. Esses trabalhadores poderão fazer o saque nas agências da Caixa, Banco do Brasil, casas lotéricas a partir de quinta-feira ou, se estiverem como cadastro em dia, receberem conta corrente a partir de16 de setembro.

No total, R$ 14,8 bilhões estão disponíveis dentro do novo calendário, ano-base 2015.

Neste ano, recebem o benefício os nascidos entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, receberão no primeiro trimestre de 2017 (veja ao lado). Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017.

O pagamento será proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem trabalhou por um mês em 2015, receberá o equivalente a 1/12 do mínimo, e assim sucessivamente. A fração igualou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral, explica o Ministério do Trabalho.

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários-mínimos mensais, com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2015, e tenham sido informados na Rais (Relação Anual de Informação Social).

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, enfatizou que a ordem é manter o esforço para que todos os trabalhadores façam o saque, preferencialmente dentro do respectivo mês de pagamento. "O abono é um direito do trabalhador. São 22,3 milhões que devem receber dentro do novo calendário. Vamos trabalhar para alcançar todos", reafirmou.

Do exercício 2015/2016, ano base 2014, 990 mil trabalhadores ainda têm direito a saque. O prazo vai até 30 de dezembro.

Diário SP

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias