Seminários da área sindical.

Navegação principal do site

Abertura do 5º Seminário Faixa de Fronteira reúne lideranças em Uruguaiana

por |
Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS, destacou que a Fronteira Oeste precisa de mais desenvolvimento.

Iniciou nesta sexta-feira (5/4), em Uruguaiana, o 5º Seminário Faixa de Fronteira, proposto pela Força Sindical-RS e organizado pela Força Verde-RS. O evento ocorre na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de autoridades municipais, estaduais, sindicalistas e população em geral.

Integraram a mesa de abertura Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS; Luiz Gilberto de Almeida Risso, vereador que no ato representou o prefeito de Uruguaiana Augusto Schneider; Jorge Prestes Lopes, o secretário municipal de indústria, comércio, turismo e trabalho; deputado estadual José Sperotto (PTB) a representante da Secretaria Estadual do Trabalho, Liliane Repiso Riela e o deputado estadual, Cassiá Carpes (PTB).

Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS, destacou que a Fronteira Oeste precisa de mais desenvolvimento, principalmente na questão energética, já que a Faixa de Fronteira é uma área de exclusão de 150 km que dificulta a instalação de indústrias. "Somente através do desenvolvimento vamos buscar a conscientização do meio ambiente e a solução para a liberdade do desenvolvimento econômico e social de todo o município", disse. O dirigente também agradeceu a presença das lideranças políticas, sindicais e empresariais locais.

O secretário municipal Jorge Prestes Lopes, mencionou dados importantes acerca da região: 90% das cidades da Fronteira Oeste apresentam os menores índices no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. Outro ponto ressaltado por Prestes, é a constatação de que as cidades da região estão profissionalizando e qualificando os jovens, porém sem ter espaço para abarcar essa mão de obra, fazendo com que este público busque espaço em cidades maiores.

Diversificação foi a palavra de ordem no discurso do deputado estadual Cassiá Carpes, fator condicionante para o desenvolvimento na região. "Temos nos consolidado na agricultura e pecuária, mas precisamos avançar. Somos muito heterogêneos e pecamos por isso, de não termos uma integração verdadeira. Os governantes devem entender que temos que nos unir", enfatizou.

A mesa de abertura foi encerrada para o início do primeiro painel do Seminário. À tarde ainda serão apresentados dois painéis:

14h – Painel II – Saúde – Hospital Público Federal e Cardiologia

16h30min – Painel III – Transporte – Rodovias, Ferrovias, Hidrovias e Aerovias

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias