
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Iniciou nesta sexta-feira (5/4), em Uruguaiana, o 5º Seminário Faixa de Fronteira, proposto pela Força Sindical-RS e organizado pela Força Verde-RS. O evento ocorre na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de autoridades municipais, estaduais, sindicalistas e população em geral.
Integraram a mesa de abertura Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS; Luiz Gilberto de Almeida Risso, vereador que no ato representou o prefeito de Uruguaiana Augusto Schneider; Jorge Prestes Lopes, o secretário municipal de indústria, comércio, turismo e trabalho; deputado estadual José Sperotto (PTB) a representante da Secretaria Estadual do Trabalho, Liliane Repiso Riela e o deputado estadual, Cassiá Carpes (PTB).
Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS, destacou que a Fronteira Oeste precisa de mais desenvolvimento, principalmente na questão energética, já que a Faixa de Fronteira é uma área de exclusão de 150 km que dificulta a instalação de indústrias. "Somente através do desenvolvimento vamos buscar a conscientização do meio ambiente e a solução para a liberdade do desenvolvimento econômico e social de todo o município", disse. O dirigente também agradeceu a presença das lideranças políticas, sindicais e empresariais locais.
O secretário municipal Jorge Prestes Lopes, mencionou dados importantes acerca da região: 90% das cidades da Fronteira Oeste apresentam os menores índices no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. Outro ponto ressaltado por Prestes, é a constatação de que as cidades da região estão profissionalizando e qualificando os jovens, porém sem ter espaço para abarcar essa mão de obra, fazendo com que este público busque espaço em cidades maiores.
Diversificação foi a palavra de ordem no discurso do deputado estadual Cassiá Carpes, fator condicionante para o desenvolvimento na região. "Temos nos consolidado na agricultura e pecuária, mas precisamos avançar. Somos muito heterogêneos e pecamos por isso, de não termos uma integração verdadeira. Os governantes devem entender que temos que nos unir", enfatizou.
A mesa de abertura foi encerrada para o início do primeiro painel do Seminário. À tarde ainda serão apresentados dois painéis:
14h – Painel II – Saúde – Hospital Público Federal e Cardiologia
16h30min – Painel III – Transporte – Rodovias, Ferrovias, Hidrovias e Aerovias

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).