
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Iniciou nesta sexta-feira (5/4), em Uruguaiana, o 5º Seminário Faixa de Fronteira, proposto pela Força Sindical-RS e organizado pela Força Verde-RS. O evento ocorre na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de autoridades municipais, estaduais, sindicalistas e população em geral.
Integraram a mesa de abertura Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS; Luiz Gilberto de Almeida Risso, vereador que no ato representou o prefeito de Uruguaiana Augusto Schneider; Jorge Prestes Lopes, o secretário municipal de indústria, comércio, turismo e trabalho; deputado estadual José Sperotto (PTB) a representante da Secretaria Estadual do Trabalho, Liliane Repiso Riela e o deputado estadual, Cassiá Carpes (PTB).
Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS, destacou que a Fronteira Oeste precisa de mais desenvolvimento, principalmente na questão energética, já que a Faixa de Fronteira é uma área de exclusão de 150 km que dificulta a instalação de indústrias. "Somente através do desenvolvimento vamos buscar a conscientização do meio ambiente e a solução para a liberdade do desenvolvimento econômico e social de todo o município", disse. O dirigente também agradeceu a presença das lideranças políticas, sindicais e empresariais locais.
O secretário municipal Jorge Prestes Lopes, mencionou dados importantes acerca da região: 90% das cidades da Fronteira Oeste apresentam os menores índices no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. Outro ponto ressaltado por Prestes, é a constatação de que as cidades da região estão profissionalizando e qualificando os jovens, porém sem ter espaço para abarcar essa mão de obra, fazendo com que este público busque espaço em cidades maiores.
Diversificação foi a palavra de ordem no discurso do deputado estadual Cassiá Carpes, fator condicionante para o desenvolvimento na região. "Temos nos consolidado na agricultura e pecuária, mas precisamos avançar. Somos muito heterogêneos e pecamos por isso, de não termos uma integração verdadeira. Os governantes devem entender que temos que nos unir", enfatizou.
A mesa de abertura foi encerrada para o início do primeiro painel do Seminário. À tarde ainda serão apresentados dois painéis:
14h – Painel II – Saúde – Hospital Público Federal e Cardiologia
16h30min – Painel III – Transporte – Rodovias, Ferrovias, Hidrovias e Aerovias
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.