Abertura do 5º Seminário Faixa de Fronteira reúne lideranças em Uruguaiana
por Gabriella Oliveira |
Iniciou nesta sexta-feira (5/4), em Uruguaiana, o 5º Seminário Faixa de Fronteira, proposto pela Força Sindical-RS e organizado pela Força Verde-RS. O evento ocorre na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de autoridades municipais, estaduais, sindicalistas e população em geral.
Integraram a mesa de abertura Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS; Luiz Gilberto de Almeida Risso, vereador que no ato representou o prefeito de Uruguaiana Augusto Schneider; Jorge Prestes Lopes, o secretário municipal de indústria, comércio, turismo e trabalho; deputado estadual José Sperotto (PTB) a representante da Secretaria Estadual do Trabalho, Liliane Repiso Riela e o deputado estadual, Cassiá Carpes (PTB).
Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS, destacou que a Fronteira Oeste precisa de mais desenvolvimento, principalmente na questão energética, já que a Faixa de Fronteira é uma área de exclusão de 150 km que dificulta a instalação de indústrias. "Somente através do desenvolvimento vamos buscar a conscientização do meio ambiente e a solução para a liberdade do desenvolvimento econômico e social de todo o município", disse. O dirigente também agradeceu a presença das lideranças políticas, sindicais e empresariais locais.
O secretário municipal Jorge Prestes Lopes, mencionou dados importantes acerca da região: 90% das cidades da Fronteira Oeste apresentam os menores índices no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. Outro ponto ressaltado por Prestes, é a constatação de que as cidades da região estão profissionalizando e qualificando os jovens, porém sem ter espaço para abarcar essa mão de obra, fazendo com que este público busque espaço em cidades maiores.
Diversificação foi a palavra de ordem no discurso do deputado estadual Cassiá Carpes, fator condicionante para o desenvolvimento na região. "Temos nos consolidado na agricultura e pecuária, mas precisamos avançar. Somos muito heterogêneos e pecamos por isso, de não termos uma integração verdadeira. Os governantes devem entender que temos que nos unir", enfatizou.
A mesa de abertura foi encerrada para o início do primeiro painel do Seminário. À tarde ainda serão apresentados dois painéis:
14h – Painel II – Saúde – Hospital Público Federal e Cardiologia
16h30min – Painel III – Transporte – Rodovias, Ferrovias, Hidrovias e Aerovias
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.