Abertura do 2º Seminário da Fetracos-RS reúne comerciários sindicalistas de todo o RS

A abertura ocorreu na noite desta quinta-feira em Bento Gonçalves.

A Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul reuniu na noite desta quinta-feira (16) os dirigentes e sindicalistas de todas as entidades filiadas para o 2º Seminário de Formação Política e Sindical da Fetracos-RS, em Bento Gonçalves.

A mesa oficial da abertura contou com a presença do Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui; Presidente da Força Sindical-RS, Secretário-geral do Sindec-POA e Vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta; Secretária-geral da Fetracos-RS, Ivone Simas; Diretor de Educação e Qualificação da Fetracos-RS, Antenor Federizzi; Vereador de Bento Gonçalves, Clemente Mieznikowski; Vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro e Vice-prefeito de Bento Gonçalves, Mario Gabardo.

Em seu pronunciamento de boas-vindas, o Presidente em exercício, Dionísio Mazui, classificou o evento com um importante momento para a Federação.

“Juntos podemos fazer uma reflexão da relevância do trabalho na luta dos encaminhamentos e estratégias do movimento sindical, defendendo sempre a bandeira da valorização dos trabalhadores, da dignidade e do trabalho decente”, disse.

Na oportunidade, o Vice-prefeito de Bento Gonçalves, Mario Gabardo, manifestou total ao apoio ao evento. “Vejo neste seminário a força dos trabalhadores e da Fetracos-RS, não só no movimento sindical, mas também na vida política. Não há país desenvolvido que não tenha um sindicato forte representando seus trabalhadores”, ressaltou Gabardo.

Finalizando os discursos do ato de abertura, o Presidente da Central, Clàudio Janta, reafirmou o compromisso e a luta em defesa da categoria.

“Com certeza iremos construir novos rumos, com força e fé para seguirmos avançando e alcançando os direitos dos trabalhadores”.

Janta ainda ressaltou a importância da formação política e sindical que é a base do movimento.“Que bom que pudéssemos contar com outros políticos fazendo politica pros trabalhadores. Vivemos hoje nesse país uma organização para acabar com o movimento sindical. Temos que despertar para acabar com essa interferência do Ministério Público. É importantíssima a formação sindical e politica para termos representações e sabermos que enquanto nós tivermos voz, vamos ser respeitados, mesmo que seja um só, a exemplo do Paulinho”, concluiu.

Amanhã a partir das 9h os debates do 2º Seminário da Fetracos-RS recomeçam com a palestra do Assessor Técnico da Força Sindical, João Guilherme Vargas Neto, que falará sobre  a Estrutura Sindical Brasileira.