A ideia é trazer para a SRTE/RS a unidade das centrais sindicais, diz superintendente da SRT/RS
por Jousi Quevedo | Corrêa defendeu o sustento dos sindicatos por meio da manutenção da contribuição compulsória imposto sindical e taxa assistencial e a unicidade sindical na base.
Presente na abertura do Seminário Perspectivas para o Sindicalismo Brasileiro, promovido pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB-RS), na manhã de 01/06, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), o superintendente recém nomeado, Cláudio Corrêa, saudou a realização do evento no Ministério do Trabalho, classificado por ele como importante por retratar o debate central da conjuntura sindical no momento.
Corrêa defendeu o sustento dos sindicatos por meio da manutenção da contribuição compulsória – imposto sindical e taxa assistencial – e a unicidade sindical na base, dizendo que a idéia é trazer para a SRTE/RS a unidade que as centrais sindicais construíram nacionalmente na última década, unindo a ela medidas da presidente Dilma Rousseff em direção aos menos favorecidos, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o corte na taxa de juros, conforme falou.
Personagem destacado nas grandes reuniões sindicais, o senador Paim visitou o novo superintendente, trazendo a ele o apoio à nomeação, uma vez que Cláudio Corrêa é um antigo militante da causa social. No rápido encontro, falaram de assuntos ligados ao Mundo do Trabalho, como regulamentação da terceirização, segurança no trabalho e o dilema entre unicidade e pluralismo, questão central do encontro sediado no auditório da Superintendência naquele dia.
A SRTE/RS é um espaço importante para ajudar os trabalhadores, ainda mais sendo ocupada por quem aplica a ótica e tem o compromisso ligado ao movimento sindical", declarou o titular da Superintendência no estado.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.