Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 30, um balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012.
Segundo a pesquisa, 97% das 370 negociações salariais registradas no primeiro semestre deste ano conquistaram reajustes salariais iguais ou acima da inflação. Este resultado é o melhor resultado obtido pelos trabalhadores desde 2008, melhor até que 2010, onde os resultados haviam sido os melhores.
José Silvestre Prado de Oliveira, Coordenador de Estudos e Desenvolvimento do Dieese, ressaltou que o estudo foi realizado em todo o Brasil envolvendo os setores da Indústria, Comércio e Serviço. "O ano de 2012 superou o melhor resultado dos acordos salariais obtidos em 2010. O resultado é fruto, entre outras coisas, do importante reajuste do salário mínimo, da baixa inflação, do bom desempenho do mercado e da ampliação da formalização do mercado de trabalho", destacou.
Silvestre lembrou também que nesse período, cerca de 17% das negociações conquistaram reajuste igual ou superior a 3% acima da inflação. Esse resultado é mais do que 5 pontos percentuais superior ao observado para as mesmas unidades de negociação em 2010.
A indústria e o comércio apresentaram os melhores resultados, entre os setores. No total, cerca de 98% apresentaram reajuste acima ou igual à inflação. Já no setor de serviços 94,2% alcançaram este índice.
Jurandir Pedro de Souza, tesoureiro geral da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, disse que o setor dos químicos alcançou em média reajuste salarial de 7%. "Os trabalhadores em Indústrias de Brinquedos tem travado uma difícil batalha para conquistar um bom reajuste e é possível que os trabalhadores entrem em greve caso não fechem acordo".
Na avaliação do presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres, os números mostram que as ações dos sindicatos e das centrais sindicais têm sido muito positivas para chegar a estes resultados, mesmo o País não apresentando um bom crescimento econômico e de produtividade. "Apesar do cenário não ter sido favorável os resultados obtidos foram bons e este é um forte argumento que nós trabalhadores poderemos utilizar nas campanhas salariais que estão iniciando neste 2º semestre".
Fonte: Assessoria de Imprensa da Força Sindical
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.