Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
97 por cento dos acordos salariais tiveram reajuste acima ou igual à inflação
por Jousi Quevedo | O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 30, um balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012.
O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 30, um balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012.
Segundo a pesquisa, 97% das 370 negociações salariais registradas no primeiro semestre deste ano conquistaram reajustes salariais iguais ou acima da inflação. Este resultado é o melhor resultado obtido pelos trabalhadores desde 2008, melhor até que 2010, onde os resultados haviam sido os melhores.
José Silvestre Prado de Oliveira, Coordenador de Estudos e Desenvolvimento do Dieese, ressaltou que o estudo foi realizado em todo o Brasil envolvendo os setores da Indústria, Comércio e Serviço. "O ano de 2012 superou o melhor resultado dos acordos salariais obtidos em 2010. O resultado é fruto, entre outras coisas, do importante reajuste do salário mínimo, da baixa inflação, do bom desempenho do mercado e da ampliação da formalização do mercado de trabalho", destacou.
Silvestre lembrou também que nesse período, cerca de 17% das negociações conquistaram reajuste igual ou superior a 3% acima da inflação. Esse resultado é mais do que 5 pontos percentuais superior ao observado para as mesmas unidades de negociação em 2010.
A indústria e o comércio apresentaram os melhores resultados, entre os setores. No total, cerca de 98% apresentaram reajuste acima ou igual à inflação. Já no setor de serviços 94,2% alcançaram este índice.
Jurandir Pedro de Souza, tesoureiro geral da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, disse que o setor dos químicos alcançou em média reajuste salarial de 7%. "Os trabalhadores em Indústrias de Brinquedos tem travado uma difícil batalha para conquistar um bom reajuste e é possível que os trabalhadores entrem em greve caso não fechem acordo".
Na avaliação do presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres, os números mostram que as ações dos sindicatos e das centrais sindicais têm sido muito positivas para chegar a estes resultados, mesmo o País não apresentando um bom crescimento econômico e de produtividade. "Apesar do cenário não ter sido favorável os resultados obtidos foram bons e este é um forte argumento que nós trabalhadores poderemos utilizar nas campanhas salariais que estão iniciando neste 2º semestre".
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.