
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Não é apenas com estádios e infraestrutura que o Brasil precisa se preocupar para ter sucesso nos eventos esportivos que vai sediar. Além dos atrasos em obras de mobilidade, há uma expectativa negativa também no setor de comércio e serviços: 59% dos comerciantes brasileiros dizem não estar preparados para receber a Copa das Confederações, que começa em junho e inicia a série de eventos esportivos que terá ainda a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada, no Rio de Janeiro, em 2016.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte de pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre as capitais que sediarão a Copa das Confederações, Brasília e Belo Horizonte concentram o número de empresários mais despreparados, com 66% e 64%, respectivamente, segundo a pesquisa. Em seguida aparecem o Rio de Janeiro (60%), Fortaleza (57%), Recife (48%) e Salvador (46%).
Dos 41% de empresários que dizem estar se preparando para o evento, 66% informaram que começaram a investir em ações de melhorias nos últimos seis meses. As principais ações voltadas à preparação são treinamento de equipe (51%), ampliação de estoque (42%) e aumento da variedade de produtos (37%). Os recursos financeiros usados, aponta a pesquisa, é predominantemente capital próprio (77%), contra apenas 20% de recursos captados em bancos.
A falta de capital aparece como o segundo motivo citado para a falta de investimento entre os empresários que não estão se preparando para o evento (14%). O primeiro quesito, dizem os entrevistados, é não ver retorno para o negócio (27%). Dentro do universo dos que não estão se preparando para a Copa das Confederações, 28% disseram que não pretendem realizar ações para o evento. Já um quarto dos empresários (25%) afirmou que não conseguirá ficar preparado até o evento.
Poder público x privado
Apesar desse aparente despreparo dos empresários brasileiros, a pesquisa mostrou que os setores apontados como os mais preocupantes pertencem aos governos. O principal entrave mencionado foi a questão do transporte público, considerado inadequado para 91% dos entrevistados, mesmo porcentual quando o assunto é saúde. O item mobilidade urbana é considerado ruim para 77% dos entrevistados e a infraestrutura de portos e aeroportos é ineficiente para 64%.
Já no setor privado, o segmento de bares e restaurantes foi apontado por 73% dos empresários como bem preparado para receber a Copa das Confederações. Comércio em geral (70%) e hospedagem (65%) também foram considerados eficientes. A pesquisa foi realizada nas seis capitais brasileiras que receberão partidas na Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza) e ouviu um total de 1.276 empresários do setor de comércio e serviços. A margem de erro é de 2,7% e a confiabilidade, de 95%.
Fonte: Zero Hora
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.