4º Seminário sobre a Faixa de Fronteira reúne lideranças políticas de Uruguaiana e do Estado

O encontro debate o desenvolvimento e os problemas econômicos da região.

O 4° Seminário da Força Sindical sobre a Faixa de Fronteira do Mercosul ocorre em Uruguaiana nesta segunda e terça-feira na Câmara de Vereadores do Município. O encontro, realizado pelo Instituto Girassol, debate o desenvolvimento e os problemas econômicos da região.

O Sindec-POA está representado pelas seguintes presenças: teroureiro Luiz Carlos Barbosa, secretário geral Clàudio Janta e os diretores Marcelo Furtado e João Vilmar Pereira.

O Painel I tratou sobre Diversificação da Produção, Industrialização e Geração de Emprego na Fronteira. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, secretário do Estado do Gabinete dos prefeitos e de relações federativas Afonso Motta, secretária do meio ambiente de Uruguaiana, Marilia Celestino Alves, presidente da Força Verde RS Lélio Falcão, representante secretário Luiz Augusto Lara, Ronaldo Hoesel, presidente da Câmara Municipal Francisco Azambuja Barbará, juiz federal e diretor do fórum local Guilherme Beltrame, vereadora Nerai Kauffman, vereador José Clemente, vereadora Josefina Soares e o capitão da Marinha.

O presidente da central, Clàudio Janta, agradeceu a presença consecutiva da presidência da Câmara e das demais lideranças políticas, sindicais e empresariais locais. Janta ainda ressaltou a importância do evento para a região.

• Achamos que o tema é importante, por isso viemos realizando esse encontro a quatro anos. O povo descobriu o caminho das pedras e ficou mais fácil acessar a Marinha, Exército e Aeronáutica para conseguir as licenças. Este evento é realizado para facilitar a forma de desenvolver a Faixa de Fronteira – disse.

Para o secretário do Estado do Gabinete dos prefeitos e de relações federativas, Afonso Motta, é preciso criar uma nova perspectiva e políticas publicas, que coloquem a região em espaços diferenciados, pela trajetória histórica e política da Fronteira Oeste.

• A nossa realidade da fronteira carece de política publica de indução é fundamental para asa conquistas e avanços, porque ela tem mais efetividade aqui.

Ele ainda questiona: “Que caminhos que formas temos para valorizar as águas? Temos que ter consciência, pois só vamos conseguir avançar se progredir o nosso protagonismo e fortalecer nossa cultura cívica. Estamos muito longe do que está sendo desejado”.

O presidente da Força Verde RS, Lélio Falcão fortaleceu que o programa de Faixa de Fronteira é fundamentalmente de interesse do Rio Grande do Sul, mas que os entraves ainda são muito grandes, e isto é um problema federativo da esfera política.

Vereador Rogério de Moraes falou sobre as dificuldades políticas e públicas da cidade e região, bem como as questões ambientes, como a poluição dos rios da Faixa de Fronteira.

O evento é aberto à participação da população. Para a tarde desta segunda-feira está prevista a audiência pública da Assembleia Legislativa do RS, em Uruguaiana.

Confira a programação completa:

Dia 19 de março, segunda-feira**

9h30min - Abertura com autoridades convidadas

10h30min - Painel I: Diversificação da Produção, Industrialização e Geração de Emprego na Fronteira

14h30min - Painel II: Audiência Pública da Comissão de Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Dia 20 de março, terça-feira:

9h30min - Painel III: Poluição de Rios e Lagos na Faixa de Fronteira - Resíduos Sólidos e Líquidos.

14h - Painel IV: Legislação e Impedimentos aos Trabalhadores na Faixa de Fronteira nos Países do Mercosul.

16h - Encerramento, após aprovação da Carta de Uruguaiana.

Texto: Ligiane Brondani

Fotos: Daiana Rodrigues