24,5% dos brasileiros desconhecem pagar impostos, aponta pesquisa
por Gabriella Oliveira | Em 2014, 73,9% afirmaram reconhecer impacto de tributos no dia a dia.
Um em cada 4 brasileiros desconhece pagar algum tipo de imposto. Foi que o mostrou a pesquisa nacional sobre o impacto de tarifas e tributos no Brasil de 2014, realizada pela Fecomércio RJ/Ipos, entre 17 e 31 de maio. Segundo análise divulgada nesta quinta-feira (14), 24,5% população não tem consciência da incidência de impostos no dia a dia.
O número de brasileiros que afirmam reconhecer o impacto da tributação, no entanto, representa 73,9%. Esta é a maior parcela desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em 2007, segundo a Fecomércio RJ. Em comparação com 2013 (67,8%), houve uma alta de 6,1%.
Deste total, 69,2% asseguraram pagar impostos municipais, como imposto predial territorial urbano (IPTU), taxas de iluminação e lixo, 55,3% afirmaram saber que pagam impostos indiretos sobre produtos e serviços e 35,1% reconheceram impostos estaduais, como o imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA).
Segundo o economista da Fecomércio RJ, Christian Travassos, a pesquisa confirma que houve avanço no reconhecimento da população, "algo coerente com a formalização crescente do mercado de trabalho" e o aumento do acesso à informação.
Ainda segundo análise da entidade, entre os 73,9% dos brasileiros que disseram ter alguma despesa com tributos, 92,4% informaram pagar algum tipo de impostos sobre a compra de alimentos, seguidos de 92,1% na energia, 90,7% no vestuário e 89,9% na telefonia. Na compra de combustível, o número chegou a 85,6%, contra 88,6% nos produtos de saúde, 89% nos serviços bancários e habitação, e 89,1% em higiene.
Homens mais cientes
Ainda segundo pesquisa, os homens superaram as mulheres entre os mais conscientes a respeito do pagamento de impostos: 75,8% afirmaram ter ciência da tributação. Entre as mulheres, esse número chegou a 72,2%.
A pesquisa "Impacto de Tarifas e Tributos no Brasil" da Fecomércio-RJ/Ipsos é realizada anualmente com mil pessoas, em 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.