24,5% dos brasileiros desconhecem pagar impostos, aponta pesquisa
Gabriella Oliveira

Em 2014, 73,9% afirmaram reconhecer impacto de tributos no dia a dia.

Um em cada 4 brasileiros desconhece pagar algum tipo de imposto. Foi que o mostrou a pesquisa nacional sobre o impacto de tarifas e tributos no Brasil de 2014, realizada pela Fecomércio RJ/Ipos, entre 17 e 31 de maio. Segundo análise divulgada nesta quinta-feira (14), 24,5% população não tem consciência da incidência de impostos no dia a dia.

O número de brasileiros que afirmam reconhecer o impacto da tributação, no entanto, representa 73,9%. Esta é a maior parcela desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em 2007, segundo a Fecomércio RJ. Em comparação com 2013 (67,8%), houve uma alta de 6,1%.

Deste total, 69,2% asseguraram pagar impostos municipais, como imposto predial territorial urbano (IPTU), taxas de iluminação e lixo, 55,3% afirmaram saber que pagam impostos indiretos sobre produtos e serviços e 35,1% reconheceram impostos estaduais, como o imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA).

Segundo o economista da Fecomércio RJ, Christian Travassos, a pesquisa confirma que houve avanço no reconhecimento da população, “algo coerente com a formalização crescente do mercado de trabalho” e o aumento do acesso à informação.

Ainda segundo análise da entidade, entre os 73,9% dos brasileiros que disseram ter alguma despesa com tributos, 92,4% informaram pagar algum tipo de impostos sobre a compra de alimentos, seguidos de 92,1% na energia, 90,7% no vestuário e 89,9% na telefonia. Na compra de combustível, o número chegou a 85,6%, contra 88,6% nos produtos de saúde, 89% nos serviços bancários e habitação, e 89,1% em higiene.

Homens mais cientes

Ainda segundo pesquisa, os homens superaram as mulheres entre os mais conscientes a respeito do pagamento de impostos: 75,8% afirmaram ter ciência da tributação. Entre as mulheres, esse número chegou a 72,2%.

A pesquisa “Impacto de Tarifas e Tributos no Brasil” da Fecomércio-RJ/Ipsos é realizada anualmente com mil pessoas, em 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas.

Fonte: G1

Voltar pro topo