
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Ao final de dois dias de debates ocorridos no 2º Seminário da Fetracos-RS, a diretoria reservou um espaço para que os sindicalistas participantes pudessem avaliar o evento, dando sugestões e refletindo sobre as temáticas tratadas.
Este é um momento de avaliação da proposta e dos encaminhamentos do seminário acerca dos assuntos que foram debatidos. Esperamos que surjam muitas propostas e sugestões para o próximo, pois a participação dos companheiros nos auxilia para que continuemos nesse caminho de construção de uma Federação cada vez mais integrada", disse o Presidente em exercício, Dionísio Mazui.
Na ocasião os comerciários dos sindicatos de Canoas, Alvorada, Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo e Quaraí se manifestaram e reiteraram a importância do Seminário da Federação. Os sindicalistas também disseram que o conhecimento adquirido no evento é a base para se aplicar em suas entidades políticas fortes que favoreçam o comerciário.
A Secretária-geral da Fetracos-RS, Ivone Simas, agradeceu a participação de todas as delegações ressaltando que se não fosse elas o evento não teria alcançado o objetivo. Ivone deixou a sugestão de que os próximos eventos da Federação tenham a participação mais efetiva das mulheres.
Finalizando, o Presidente da Força Sindical, Clàudio Janta, agradeceu principalmente aos presidentes de cada sindicato que acreditaram no evento e trouxeram seus diretores para participar das discussões. "Estão todos de parabéns, o evento foi um grande sucesso. Temos que continuar lutando sem medo, pois o que queremos é fazer o bem para os trabalhadores. Quanto mais aprendemos mais crescemos e esse conhecimento ninguém nos tira."
Janta ainda disse que este é um momento divisor de águas para o movimento sindical. "Nós temos clareza e lealdade no que queremos e estamos fazendo. Vamos levar a frente a nossa indignação e o enfrentamento ao Ministério Público, porque sem o nosso sindicato forte nós não vamos a lugar nenhum."

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).