
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Ao final de dois dias de debates ocorridos no 2º Seminário da Fetracos-RS, a diretoria reservou um espaço para que os sindicalistas participantes pudessem avaliar o evento, dando sugestões e refletindo sobre as temáticas tratadas.
Este é um momento de avaliação da proposta e dos encaminhamentos do seminário acerca dos assuntos que foram debatidos. Esperamos que surjam muitas propostas e sugestões para o próximo, pois a participação dos companheiros nos auxilia para que continuemos nesse caminho de construção de uma Federação cada vez mais integrada", disse o Presidente em exercício, Dionísio Mazui.
Na ocasião os comerciários dos sindicatos de Canoas, Alvorada, Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo e Quaraí se manifestaram e reiteraram a importância do Seminário da Federação. Os sindicalistas também disseram que o conhecimento adquirido no evento é a base para se aplicar em suas entidades políticas fortes que favoreçam o comerciário.
A Secretária-geral da Fetracos-RS, Ivone Simas, agradeceu a participação de todas as delegações ressaltando que se não fosse elas o evento não teria alcançado o objetivo. Ivone deixou a sugestão de que os próximos eventos da Federação tenham a participação mais efetiva das mulheres.
Finalizando, o Presidente da Força Sindical, Clàudio Janta, agradeceu principalmente aos presidentes de cada sindicato que acreditaram no evento e trouxeram seus diretores para participar das discussões. "Estão todos de parabéns, o evento foi um grande sucesso. Temos que continuar lutando sem medo, pois o que queremos é fazer o bem para os trabalhadores. Quanto mais aprendemos mais crescemos e esse conhecimento ninguém nos tira."
Janta ainda disse que este é um momento divisor de águas para o movimento sindical. "Nós temos clareza e lealdade no que queremos e estamos fazendo. Vamos levar a frente a nossa indignação e o enfrentamento ao Ministério Público, porque sem o nosso sindicato forte nós não vamos a lugar nenhum."
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.