Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Vendas de carros disparam e junho pode ser o melhor da história para o mês
por Jousi Quevedo | Os emplacamentos somaram 340,6 mil unidades, alta de quase 24,1% sobre maio, que registrou 274,4 mil.
As vendas de carros deverão ter o melhor junho na história, impulsionadas pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) decretada em maio e por medidas para destravar o crédito. Os emplacamentos somaram 340,6 mil unidades, alta de quase 24,1% sobre maio, que registrou 274,4 mil.
Na comparação com junho do ano passado, houve crescimento de 18,7%. Na primeira quinzena, as vendas subiram 19%, com 175.659 unidades, aponta dados dos distribuidores (Fenabrave).
A média diária de junho também deverá ser histórica, com 17.033 unidades vendidas contra 12.470 em maio e mês se aproxima do melhor resultado da história, que é dezembro de 2010, com 361.197 unidades. Com o forte resultado de junho, o setor deve fechar o semestre com 1,63 milhão de carros licenciados.
Medidas - O desconto no IPI para automóveis e utilitários vale até 31 de agosto. A medida foi adotada para reverter a retração das vendas, que vinha provocando encalhes nas montadoras e concessionárias. O corte no IPI, que em carros populares foi reduzido a zero, veio acompanhado da redução do IOF (Imposto sobre Movimentações Financeiras), que caiu de 2,5% para 1,5%.
A força das montadoras
Mais de 5% do PIB brasileiro, hoje, vem da indústria automotiva. O setor é o mais forte grupo de pressão na economia brasileira. Basta ver: desde o início da crise financeira mundial, o segmento automotivo ganhou do governo federal R$ 26 bilhões em isenção fiscal. No período, gerou 27.753 novos empregos. Custo aproximado de cada emprego: R$ 1 milhão.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.