Tradição gaúcha, rock, pagode, sertanejo, pop e funk: Força Cultural na Costa e Silva se consagra com sucesso

A comunidade do Conjunto Costa e Silva recebeu a Força Cultural neste domingo, dia 17 de junho, com a participação de seus moradores, lideranças e entidades culturais.

O evento contou com banco de empregos, brinquedos para as criaças, medição de pressão e os shows musicais que agitaram os participantes que compareceram ao Campo dos Bulas. Subiram ao palco os grupos Batucada Boa, da comunidade; Rock Express, FatDuo, Rodrigo Ferrari, Favela Social, MC Dino e Di Brincadeira.

O Sindec-POA é parceiro desta iniciativa, que leva cultura a vários bairros de Porto Alegre.

Entre as atrações, a Invernada Artística Mirim do CTG Coxilha Aberta, localizado na comunidade da Zona Norte de Porto Alegre, se apresentou e arrancou aplausos de todos, encantados com a beleza das danças e do grupo, vencedor de vários festivais tradicionalistas do Estado.

Com a presença do presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado, e sob os comandos da produtora cultural Sílvia Duarte, o Força Cultural da Costa e Silva foi um sucesso. Segundo a líder comunitária da região, Laura Eliza Machado,  as atrações do dia foram um lazer merecido na comunidade. "Vivemos sob pressão, então para nós na comunidade ter acesso à cultura, lazer, diversão é fundamental. Não dá para ficar sob a adrenalina do dia a dia, da batalha do trabalho cotidiano. Temos lutas árduas pela moradia e pela urbanização da região. É o transporte que atende mal. Quando há ações como esta é para aliviar a tensão da comunidade, que é carente de acesso à cultura", afirmou. E completou: "E isso está acontecendo aqui também junto à possibilidade de cultivar a cultura da própria comunidade", em referência à apresentação do CGT e da banda da comunidade.

Conforme Laura, outro fator que agrega valor à cultura na comunidade é o fato do morador trabalhador da região não precisar ir longe para se divertir e ter um local de lazer. "O trabalhador muitas vezes não tem tempo de se deslocar para outros locais onde a cultura está. Aqui a cultura veio até ele", destacou.

Coordenadora de danças do CTG Coxilha Aberta, Roberta disse que as crianças do bairro que não conhecem o grupo entram em contato com o CTG e passam a se interessar pela dança. "É uma maneira de aproximar a comunidade da cultura local", afirmou Roberta.

A patroa do CTG, Marli Sobral, elogiou a festa e disse que a iniciativa divulga o trabalho do CTG.

Realização: Instituto Girassol

Apoio: Força Sindical-RS