
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após amplo debate, a categoria aprovou transformar a assembleia em referendária.
Isso significa que, além da deliberação realizada presencialmente e de forma virtual, urnas estão sendo disponibilizadas diretamente nos locais de trabalho.
Até o dia 30 de setembro, equipes do Sindec vão percorrer o comércio da Capital para garantir que todos os trabalhadores que não puderam comparecer à assembleia também tenham a oportunidade de votar e se manifestar sobre a pauta de reivindicações.
A medida reforça o compromisso do Sindicato em ampliar a participação e democratizar as decisões da categoria.
A campanha salarial é um momento fundamental, e queremos que cada comerciário e comerciária tenha voz nesse processo. Transformar a assembleia em referendária é uma forma de fortalecer a unidade e legitimar ainda mais nossas reivindicações”, destaca o Presidente Nilton Neco.
Com essa decisão, o Sindicato amplia o alcance da mobilização, garantindo que a pauta construída coletivamente seja referendada pela base, consolidando a luta por melhores salários, condições de trabalho e valorização da categoria.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.