Sindec-POA e Sindinapi fazem homenagem às mulheres e à Força Sindical na Esquina Democrática
por Jousi Quevedo | A diretora de Assuntos Relacionados à Cultura e Formação Profissional do Sindec-POA, Tânia Ruchinsque, representou o sindicato dos comerciários e destacou a importância da data para as lutas das mulheres.
A Força Sindical-RS realizou ato em homenagem às mulheres e aos 21 anos da central, comemorados no dia 8 de março, na Esquisa Democrática de Porto Alegre. Estiveram presentes integrantes do Sindicato Nacional de Aposentados e Pensionistas da Força Sindical e colaboradores da central e do Sindec-POA.
A tradicional tenda da Força foi montada bem no meio do cruzamento. Os colaboradores Sérgio da Costa e Vitor César da Silva distribuíram um cartão para as mulheres que passavam pelo Centro da Capital.
A diretora de Assuntos Relacionados à Cultura e Formação Profissional do Sindec-POA, Tânia Ruchinsque, representou o sindicato dos comerciários e destacou a importância da data para as lutas das mulheres.
A presidente do Sindinapi/RS, Beth Costa, ressaltou a participação dos aposentados nas atividades da Semana da Mulher e no aniversário da central. Pelo menos 80 mulheres e 19 homens estavam na Esquina Democrática conversando sobre direitos trabalhistas, aposentados e o futuro da categoria.
A nossa diretoria assumiu esta postura de maior participação em relação às ações da central. A Força Sindical é a melhor central do Brasil atualmente e não é por acaso que digo isso. Participo do movimento sindical desde 1984", disse Beth.
Ela transmitiu seu agradecimento ao presidente Clàudio Janta, que auxilia a entidade. "O Janta pode contar conosco para seguir lutando pelos trabalhadores", completou Beth.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.