Sindec-POA denuncia grave iminente risco em reformas das Lojas Americanas da Andradas

O auditor fiscal do MTE interdita a loja.

A Fiscalização do Sindec/Porto Alegre junto com o setor de Segurança e Medicina do Trabalho do sindicato acionou e denunciou as Lojas Americanas da Rua dos Andradas, n° 1305, no Centro de Porto Alegre. O estabelecimento estava realizando reformas na loja com a presença dos trabalhadores e com o funcionamento das vendas, ou seja, também com clientes entrando e saindo do local.

O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego interditou o funcionamento da loja, obrigando a gerência a liberar os funcionários para irem embora por causa do risco que passavam.

O Sindec, ao constatar que a obra apresentava ruídos, poeira e utilizava as escadas de incêndio de clientes e funcionários, manteve um diálogo com a gerência para resolver a questão. O Sindec alertou que a reforma deveria ser feita sem o funcionamento do comércio. Havia riscos tantos para os trabalhadores quanto para os clientes.

Com a interdição, a loja ficará fechada sem a presença dos comerciários e a realização das vendas até o término da reforma. Isso serve de alerta a empresários que costumeiramente realizam reformas nas dependências internas das empresas com a presença dos funcionários e riscos de acidentes de trabalho.