Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA denuncia grave iminente risco em reformas das Lojas Americanas da Andradas
por Jousi Quevedo | O auditor fiscal do MTE interdita a loja.
A Fiscalização do Sindec/Porto Alegre junto com o setor de Segurança e Medicina do Trabalho do sindicato acionou e denunciou as Lojas Americanas da Rua dos Andradas, n° 1305, no Centro de Porto Alegre. O estabelecimento estava realizando reformas na loja com a presença dos trabalhadores e com o funcionamento das vendas, ou seja, também com clientes entrando e saindo do local.
O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego interditou o funcionamento da loja, obrigando a gerência a liberar os funcionários para irem embora por causa do risco que passavam.
O Sindec, ao constatar que a obra apresentava ruídos, poeira e utilizava as escadas de incêndio de clientes e funcionários, manteve um diálogo com a gerência para resolver a questão. O Sindec alertou que a reforma deveria ser feita sem o funcionamento do comércio. Havia riscos tantos para os trabalhadores quanto para os clientes.
Com a interdição, a loja ficará fechada sem a presença dos comerciários e a realização das vendas até o término da reforma. Isso serve de alerta a empresários que costumeiramente realizam reformas nas dependências internas das empresas com a presença dos funcionários e riscos de acidentes de trabalho.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.