Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA denuncia grave iminente risco em reformas das Lojas Americanas da Andradas
por Jousi Quevedo | O auditor fiscal do MTE interdita a loja.
A Fiscalização do Sindec/Porto Alegre junto com o setor de Segurança e Medicina do Trabalho do sindicato acionou e denunciou as Lojas Americanas da Rua dos Andradas, n° 1305, no Centro de Porto Alegre. O estabelecimento estava realizando reformas na loja com a presença dos trabalhadores e com o funcionamento das vendas, ou seja, também com clientes entrando e saindo do local.
O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego interditou o funcionamento da loja, obrigando a gerência a liberar os funcionários para irem embora por causa do risco que passavam.
O Sindec, ao constatar que a obra apresentava ruídos, poeira e utilizava as escadas de incêndio de clientes e funcionários, manteve um diálogo com a gerência para resolver a questão. O Sindec alertou que a reforma deveria ser feita sem o funcionamento do comércio. Havia riscos tantos para os trabalhadores quanto para os clientes.
Com a interdição, a loja ficará fechada sem a presença dos comerciários e a realização das vendas até o término da reforma. Isso serve de alerta a empresários que costumeiramente realizam reformas nas dependências internas das empresas com a presença dos funcionários e riscos de acidentes de trabalho.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.