Outubro Rosa: Comerciária fala sobre superação do câncer de mama
Gabriella Oliveira

Depoimento alerta mulheres para a conscientização da prevenção.

O Sindec está engajado na Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo alertar as mulheres para a importância do autoexame. Foi justamente esta consciência que salvou a vida da Mauricéia Santos Faria, comerciária há mais de 30 anos.

Desde 2002 ela começou a fazer exames anuais para cuidar da saúde. No final de 2008, fazendo o autoexame, ela sentiu um carocinho na mama e logo procurou ajuda médica. Após o exame de mamografia, Mauricéia foi diagnosticada com câncer.

“Claro que é um momento muito difícil quando se descobre, é natural se desesperar. Iniciei a quimioterapia, perdi meus cabelos e fiz mastectomia. Graças a Deus a doença foi diagnosticada no começo e teve cura. Fiz reconstrução mamária e dei a volta por cima. Hoje toco minha vida adiante e sempre digo para as mulheres que existe vida após o câncer, mas que elas não podem se descuidarem”, conta.

Atualmente a comerciária faz trabalho voluntário ajudando outras mulheres que estão vivendo a mesma história que ela já viveu. Mauricéia sempre faz um alerta para que outras mulheres se conscientizem da importância da prevenção.

“Façam exames anualmente, se toquem para se conhecer, porque através do autoexame percebemos que pode ter algo diferente acontecendo com o nosso corpo”, deixa o conselho.

**Que tal cuidar da sua saúde? **

Durante o mês de outubro, sócias e dependentes com mais de 40 anos, poderão agendar uma consulta com os ginecologistas ou clínicos gerais do departamento médico do sindicato, e receberão uma requisição gratuita para a realização do exame de mamografia. Mulheres de 30 a 40 anos, que tem histórico da doença na família, também estão incluídas na ação. Saiba mais!