
Sindec notifica 88 empresas por descumprimento da Convenção Coletiva
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
O Sindec está engajado na Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo alertar as mulheres para a importância do autoexame. Foi justamente esta consciência que salvou a vida da Mauricéia Santos Faria, comerciária há mais de 30 anos.
Desde 2002 ela começou a fazer exames anuais para cuidar da saúde. No final de 2008, fazendo o autoexame, ela sentiu um carocinho na mama e logo procurou ajuda médica. Após o exame de mamografia, Mauricéia foi diagnosticada com câncer.
Claro que é um momento muito difícil quando se descobre, é natural se desesperar. Iniciei a quimioterapia, perdi meus cabelos e fiz mastectomia. Graças a Deus a doença foi diagnosticada no começo e teve cura. Fiz reconstrução mamária e dei a volta por cima. Hoje toco minha vida adiante e sempre digo para as mulheres que existe vida após o câncer, mas que elas não podem se descuidarem", conta.
Atualmente a comerciária faz trabalho voluntário ajudando outras mulheres que estão vivendo a mesma história que ela já viveu. Mauricéia sempre faz um alerta para que outras mulheres se conscientizem da importância da prevenção.
Façam exames anualmente, se toquem para se conhecer, porque através do autoexame percebemos que pode ter algo diferente acontecendo com o nosso corpo", deixa o conselho.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.