Mundo do Trabalho receberá mais de 100 comitivas internacionais durante o FST 2012 em Porto Alegre

O exemplo brasileiro de enfrentamento à crise mundial será debatido no Mundo do Trabalho.

As seis centrais sindicais se reuniram hoje à tarde, na sede da CTB em Porto Alegre, para tratar dos detalhes da programação do Mundo do Trabalho dentro  do Fórum Social Temático 2012, que começa no dia 24 de janeiro. As atividades envolvendo movimento sindical, trabalhadores, desenvolvimento e meio ambiente estão marcadas para acontecerem nos dias 25 e 26 de janeiro (quarta e  quinta-feira). O Mundo do Trabalho receberá mais de 100 comitivas internacionais,  contando com sindicalistas e ativistas da Argentina, Uruguai, Nicarágua, Colômbia, Cuba, Angola Moçambique, Guiné, Portugal, entre outros países.

O secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, representou a central no encontro, junto ao presidente da Força Verde, Lélio Falcão. A reunião contou com a participação de representantes da CUT, CTB, CGTB, NCST, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e ainda com a participação da secretária estadual do Meio  Ambiente, Jussara Cony.

"Estaremos discutindo em Porto Alegre os reflexos e saídas para a crise mundial capitalista. Queremos passar um pouco da experiência brasileira no enfrentamento da crise, já que na turbulência de 2008 conseguimos manter empregos e o desenvolvimento do país, chegando até mesmo numa situação considerada de pleno emprego", disse Neco.

As oficinas que serão realizadas foram discutidas pelos representantes das centrais. A secretária Jussara Cony também apresentou um cronograma de atividades aliando meio ambiente e trabalho. "Na perspectiva da Rio+20 é importante destacarmos o desenvolvimento com sustentabilidade", disse, recebendo como sugestão a inclusão da programação nos materiais a serem distribuídos aos participantes do Mundo do Trabalho.

A representante da Prefeitura Municipal deu seu parecer sobre as últimas questões a serem resolvidas na infraestrutura do evento.

A próxima reunião das centrais acontece segunda-feira que vem, dia 16/01, na sede da CUT-RS (Rua Barros Cassal, 283), às 14h. Na ocasião será definido o local das oficinas, convidados finais e alguma alteração na agenda em decorrência da visita da presidente Dilma Rousseff. Possivelmente toda a programação ocorra no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o que será confirmado em reunião nesta quarta-feira.

Sobre os convidados internacionais, Neco orientou a distribuição de convites e a recepção aos visitantes. "Cada central ficará responsável por seus convidados, mas chamamos a atenção de todos para que caprichem na acolhida destas pessoas que em sua maioria não conhece o país", pediu Neco.

A programação prévia do Mundo do Trabalho estabelece:

Dia 24/01 - Terça-feira

17 - Marcha de abertura (caminhada com saída do Paço Municipal até o Anfiteatro Pôr do Sol)

19h - Shows (Anfiteatro)

Dia 25/01 - Quarta-feira