Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

MTE e Lojas Colombo firmam termo para inclusão e qualificação de pessoas com deficiência

por |
Também nesse sentido, a empresa realizará ações de combate à discriminação, com campanhas de valorização da diversidade e contra o preconceito e o assédio das pessoas com deficiência.

O Ministério do Trabalho e Emprego e as Lojas Colombo S/A firmaram ontem no município de Caxias do Sul, um Termo de Compromisso com o objetivo de qualificar e incluir no mercado de trabalho duzentas e cinqüenta pessoas com deficiência, nos próximos dois anos.

Pelo acordo celebrado, a empresa se compromete a contratar empregados e promover a qualificação de pessoas com deficiência, inclusive com a formação prática em suas instalações. Além disso, realizará adequações em suas instalações e ambientes de trabalho, de forma a propiciar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos empregados com deficiência que serão admitidos.

Um aspecto importante do acordo é o que prevê que a empresa alocará os empregados com deficiência por ela admitidos nos diversos cargos, funções e postos de trabalho por ela mantidos, preferencialmente de forma proporcional, tendo como parâmetro as reais possibilidades individuais e as habilidades requeridas pela atividade. Também nesse sentido, a empresa realizará ações de combate à discriminação, com campanhas de valorização da diversidade e contra o preconceito e o assédio das pessoas com deficiência.

O representante do Ministério do Trabalho e Emprego na celebração do acordo, Auditor Fiscal do Trabalho, Vanius Corte, avalia como muito positiva a iniciativa: "O acordo celebrado é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao assumir o compromisso de incluir e qualificar um elevado número de pessoas, a empresa age positivamente, e evita uma autuação pelo não cumprimento da legislação que impõe cota de empregados com deficiência".

Corte lembra que a legislação obriga às empresas com mais de cem empregados a manter em seus quadros trabalhadores com deficiência ou reabilitados da previdência social, em percentual que varia de 2% a 5% do número total de empregados. O não cumprimento desta regra pode resultar em autuação e multa que varia de R$ 1.617,12 a R$ 161.710,08, dobrada na reincidência.

A empresa Colombo S/A é uma das maiores redes de comércio de eletrodomésticos do país, contando atualmente com 357 lojas, três centros de distribuição, e mais de seis mil empregados, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: Assessoria da SRTE/RS

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias