Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
MTE e Lojas Colombo firmam termo para inclusão e qualificação de pessoas com deficiência
por Jousi Quevedo | Também nesse sentido, a empresa realizará ações de combate à discriminação, com campanhas de valorização da diversidade e contra o preconceito e o assédio das pessoas com deficiência.
O Ministério do Trabalho e Emprego e as Lojas Colombo S/A firmaram ontem no município de Caxias do Sul, um Termo de Compromisso com o objetivo de qualificar e incluir no mercado de trabalho duzentas e cinqüenta pessoas com deficiência, nos próximos dois anos.
Pelo acordo celebrado, a empresa se compromete a contratar empregados e promover a qualificação de pessoas com deficiência, inclusive com a formação prática em suas instalações. Além disso, realizará adequações em suas instalações e ambientes de trabalho, de forma a propiciar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos empregados com deficiência que serão admitidos.
Um aspecto importante do acordo é o que prevê que a empresa alocará os empregados com deficiência por ela admitidos nos diversos cargos, funções e postos de trabalho por ela mantidos, preferencialmente de forma proporcional, tendo como parâmetro as reais possibilidades individuais e as habilidades requeridas pela atividade. Também nesse sentido, a empresa realizará ações de combate à discriminação, com campanhas de valorização da diversidade e contra o preconceito e o assédio das pessoas com deficiência.
O representante do Ministério do Trabalho e Emprego na celebração do acordo, Auditor Fiscal do Trabalho, Vanius Corte, avalia como muito positiva a iniciativa: "O acordo celebrado é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao assumir o compromisso de incluir e qualificar um elevado número de pessoas, a empresa age positivamente, e evita uma autuação pelo não cumprimento da legislação que impõe cota de empregados com deficiência".
Corte lembra que a legislação obriga às empresas com mais de cem empregados a manter em seus quadros trabalhadores com deficiência ou reabilitados da previdência social, em percentual que varia de 2% a 5% do número total de empregados. O não cumprimento desta regra pode resultar em autuação e multa que varia de R$ 1.617,12 a R$ 161.710,08, dobrada na reincidência.
A empresa Colombo S/A é uma das maiores redes de comércio de eletrodomésticos do país, contando atualmente com 357 lojas, três centros de distribuição, e mais de seis mil empregados, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.