Inflação da terceira idade sobe 6,19% em 2011, mas ritmo já é menor

A inflação percebida pelos idosos perdeu força em 2011 e subiu 6,19%, abaixo da apurada em 2010 (6,27%). É o que mostrou o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), anunciado nesta quinta-feira, 12, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mede evolução de preços entre os idosos. O desempenho também ficou abaixo da inflação em todas as faixas etárias, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Brasil (IPC-BR) e que encerrou o ano passado com alta de 6,36%.

Porém, o indicador acelerou na margem, com alta de 1,67% no quarto trimestre de 2011, acima do terceiro trimestre do ano passado (0,91%). Este desempenho também ficou acima da taxa do IPC-BR para o mesmo período (1,59%).

Das sete classes de despesa usadas para cálculo do indicador, seis apresentaram acréscimos em suas taxas de variação de preços do terceiro para o quarto trimestre do ano passado. O destaque ficou com avanço de preços no grupo Alimentação (de 0,82% para 2,38%), que foi pressionado por deflações mais fracas; aceleração e fim de queda de preços em hortaliças e legumes (de -12,28% para -3,22%), carnes bovinas (de 2,74% para 9,69%) e pescados frescos (de -4,15% para 1,74%).

Também contribuíram para a taxa maior do IPC-3i no último trimestre de 2011 as acelerações e término de deflação em Educação, Leitura e Recreação (de -0,27% para 2,43%), Vestuário (de 0,77% para 2,57%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 1,19% para 1,45%), Transportes (de 0,63% para 1,05%) e Despesas Diversas (de 0,15% para 0,74%).

O grupo Habitação foi o único a mostrar desaceleração de preços no mesmo período (de 1,25% para 1,22%).

Fonte: Estadão Online