Índice de Vendas do Comércio gaúcho registra expansão real de 2,6% em maio
Gabriella Oliveira

O comércio gaúcho encerrou maio de 2014 com uma expansão real de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O comércio gaúcho encerrou maio de 2014 com uma expansão real de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice, divulgado na manhã desta terça-feira (29), também inclui sete mesorregiões do estado e 30 municípios selecionados.

O desempenho no mês de maio é explicado principalmente pela evolução do comércio atacadista (IVA), que apresentou crescimento de 4,7%, com destaque para a contribuição de Combustíveis e Lubrificantes com expansão de 5,1%. Já o comércio varejista (IVV) registrou pequena alta real em maio de 2014 (0,5%), na comparação com maio de 2013.

Neste ano, o desempenho positivo foi puxado pelos setores diretamente influenciados pela ocorrência do Dia das Mães: Tecidos, Vestuário e Calçados (6,9%), Móveis e Eletrodomésticos (5,7%) e Artigos Farmacêuticos, Médico, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos (6,9%). Segundo análise do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a queda das vendas na atividade de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios de 10,1% contribuiu para neutralizar a expansão verificada nos setores destacados.

No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresenta expansão real de 2,4%, estimulada pelo crescimento de 3,3% do comércio atacadista (IVA), já que o comércio varejista (IVV) teve um desempenho mais tímido, de 1,4%, na mesma base de comparação.  Em 12 meses, o mesmo comportamento é verificado: o atacado cresceu 3,6%, enquanto varejo apresenta expansão de 2,1%.

Em maio de 2014, das sete mesorregiões analisadas cinco apresentaram expansão nessa base de comparação. A mesorregião Metropolitana de Porto Alegre cresceu 3,1% em relação à maio de 2013.

Fonte: Jornal do Comércio

Voltar pro topo