
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O comércio gaúcho encerrou maio de 2014 com uma expansão real de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice, divulgado na manhã desta terça-feira (29), também inclui sete mesorregiões do estado e 30 municípios selecionados.
O desempenho no mês de maio é explicado principalmente pela evolução do comércio atacadista (IVA), que apresentou crescimento de 4,7%, com destaque para a contribuição de Combustíveis e Lubrificantes com expansão de 5,1%. Já o comércio varejista (IVV) registrou pequena alta real em maio de 2014 (0,5%), na comparação com maio de 2013.
Neste ano, o desempenho positivo foi puxado pelos setores diretamente influenciados pela ocorrência do Dia das Mães: Tecidos, Vestuário e Calçados (6,9%), Móveis e Eletrodomésticos (5,7%) e Artigos Farmacêuticos, Médico, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos (6,9%). Segundo análise do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a queda das vendas na atividade de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios de 10,1% contribuiu para neutralizar a expansão verificada nos setores destacados.
No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresenta expansão real de 2,4%, estimulada pelo crescimento de 3,3% do comércio atacadista (IVA), já que o comércio varejista (IVV) teve um desempenho mais tímido, de 1,4%, na mesma base de comparação. Em 12 meses, o mesmo comportamento é verificado: o atacado cresceu 3,6%, enquanto varejo apresenta expansão de 2,1%.
Em maio de 2014, das sete mesorregiões analisadas cinco apresentaram expansão nessa base de comparação. A mesorregião Metropolitana de Porto Alegre cresceu 3,1% em relação à maio de 2013.
Fonte: Jornal do Comércio
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.